/
/
E o e-commerce morreu? O marketing digital performance esta ultrapassado?

E o e-commerce morreu? O marketing digital performance esta ultrapassado?

Com a digitalização rápida dos consumidores, as marcas precisam entender que o e-commerce hoje é all commerce
Legenda da foto

A resposta para ambas as perguntas é sim. E sim. Explico. O e-commerce hoje é all commerce, uma vez que o consumidor se digitalizou muito mais rápido que as empresas, hoje ele espera comprar online, ser reconhecido no ambiente físico e de quebra receber de forma inteligente suas campanhas digitais até no ambiente físico. Ele já é faz muito tempo omnicanal – ou seja – all commerce.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

E quem ainda contrata o profissional de marketing digital para criar suas estratégias apartadas do offline? Muitos, infelizmente.

Isso fazia muito sentido na era pré digital ou ainda durante a transformação do comportamento do consumidor, hoje as estratégias precisam estar integradas, de nada adianta um head olhar o funil de compra online e ignorar o caminho de decisão offline do consumidor, está tudo junto e misturado, por consumidor isso é uma coisa só. Pior ainda é pensar uma maquina de vendas e considerar isso Growth, sem pensar a força de uma marca na mente do consumidor (quando falo isso parece que consigo ver dinheiro sendo jogado pelas janelas das empresas).

Se quaisquer um de nós profissional de marketing ainda divide suas estratégias, como off e on – sem interligação 360 entre elas, sem considerar que o consumidor faz uma viagem diária sem percepção entre esses dois mundos, realmente deve rever os seus conceitos de marketing.

Proponho para provar minha tese um exercício. Você acordou. Após desligar o despertador (no celular) e ignorar as primeiras notificações que já te impactaram, escovou os dentes, tomou banho, colocou uma roupa e saiu de casa. Viu na mídia do elevador, na mídia do caminho nos relógios, na mídia do elevador de novo ao chegar no trabalho, ligou o computador e fez uma pesquisa. Viu televisão no restaurante do almoço, voltou ao trabalho, ligou o rádio, voltou para casa e tudo mais – acabou comprando no fim do dia no shopping.

Outro exercício. Você acordou. Após desligar o despertador e ignorar as primeiras notificações que já te impactaram (no celular), escovou os dentes, tomou banho, colocou uma roupa ou o pijama, sentou e ligou o computador para trabalhar. Foi impactado inúmeras vezes por mídias, fez pesquisas, desligou o computador, foi para o celular, viu as redes sociais dos amigos, voltou para o computador trabalhou, ligou a TV, desligou, trabalhou mais um pouco, falou com a família e no fim do dia fez uma compra online.

Qual a diferença para você na decisão da compra? Nenhuma. O seu cérebro pensou e considerou da mesma forma em todas as vezes, ativando áreas diferentes, mas sem deixar esse texto chato, o final foi o mesmo – porque você é all commerce.

Nosso trabalho de tecnologia, de inteligência, tudo que fazemos nos bastidores é para a compra hoje totalmente indiferente – você considerou preço, frete, facilidade, mil coisas – mas pouco se importou com o canal – o comportamento mudou, o e-commerce se transformou e está em tudo. Compramos músicas, compramos entradas nos estacionamentos, não é mais um fato diferente, ganhamos!

Somos parte do jogo e não tem volta!

Agora o marketing precisa de uma vez por todas integrar as ações e criar, cada vez, mais seus canais proprietários para se libertar de todas amarras que foram criadas para gerar custo nesse mercado. Para isso temos ainda muito trabalho e que venha a web3! O consumidor está mais que preparado e as empresas? Vamos juntos?

Boas vendas!

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Por Fátima Bana, mestre em comportamento do consumo digital, embaixadora de consumo consciente e CEO da Rent a CMO. 


+ Artigos

Os impactos do ESG no e-commerce

Reciclar por um mundo melhor

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Emília Rabello, da NÓS, revela como impacto social e lucro podem caminhar juntos — e por que o consumo das favelas não deve ser ignorado.
Boteco da CM: Por que o mercado ainda insiste em ignorar o consumo das favelas?
Emília Rabello, fundadora da NÓS, revela como impacto social e lucro podem caminhar juntos – e por que a economia da proximidade é a próxima fronteira do consumo.
Novas lideranças e reposicionamentos estratégicos reforçam foco em inovação, expansão e transformação digital.
Conheça as novas lideranças do Grupo Bimbo, PepsiCo, Ferrero e Eletromidia
Contratações e reposicionamentos estratégicos reforçam foco em inovação, expansão e transformação digital.
Alexandre Afrange, CEO da Veste S.A..
5 perguntas para Alexandre Afrange, CEO da Veste S.A.
CEO da Veste S.A. revela os bastidores do crescimento da empresa, as estratégias phygital para 2026 e como competir com o fast fashion no mercado premium.
Entre previsões de desaceleração e um calendário repleto de pausas, como a Copa do Mundo e eleições, o mercado mostra que o ritmo dos negócios já não segue os feriados.
O ano dos feriados, da Copa e das eleições em que ninguém, de fato, parou
Entre previsões de desaceleração e um calendário repleto de pausas, como a Copa do Mundo e eleições, o mercado mostra que o ritmo dos negócios já não segue os feriados.
SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]