Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dica de livro: indicações de Jaqueline Machado, do BTG Pactual

Dica de livro: indicações de Jaqueline Machado, do BTG Pactual

Diretora executiva de Atendimento e Experiência do Cliente compartilha leituras sobre gestão, resolução de problemas e longevidade.
Jaqueline Machado, do BTG Pactual.

Vivemos o dilema de equilibrar o tempo gasto em atividades digitais de trabalho e outros afazeres com a busca por um precioso tempo dedicado à leitura. Para muitos especialistas, o excesso de tempo passivo diante de telas pode prejudicar a nossa capacidade de concentração, habilidade de leitura e o próprio letramento.

Para Jaqueline Machado, diretora executiva de Atendimento e Experiência do Cliente do BTG Pactual, equilibrar leitura com trabalho é mais que uma necessidade, faz parte do seu processo de construção de conhecimento profissional, e de vida.

Jaqueline nos contou quais são os livros que atraíram sua atenção nos últimos tempos e que a mantém motivada e inspirada. “Tenho lido muito sobre como antecipar e atuar em problemas complexos. Estou finalizando o livro ‘Upstream: A busca para resolver os problemas antes que apareçam’, de Dan Heath. Pessoalmente, tenho buscado leituras sobre longevidade e o livro ‘Outlive’, de Peter Attia, trouxe provocações urgentes para nós, executivos, que muitas vezes temos um estilo de vida concorrido e, por vezes, deixamos de olhar para nossa saúde. Outros livros me inspiraram muito ao longo da carreira, alguns deles: ‘Previsivelmente Irracional’ de Dan Ariely; ‘Outliers’ de Malcolm Gradwell; ‘A Arte de Fazer Acontecer’ (método GTD), de David Allen”.

Saiba mais sobre as dicas de livros

Upstream: A busca para resolver os problemas antes que apareçam, de Dan Health

Na obra, o autor apresenta uma abordagem inovadora para a gestão de problemas, chamada de “esforços Upstream”. Essa abordagem visa evitar ou reduzir o impacto de problemas antes que eles ocorram, em vez de apenas reagir a eles após o fato. O livro apresenta estratégias e técnicas como identificação de riscos, análise de dados e a criação de planos de contingência. O autor também destaca a importância da comunicação eficaz e da colaboração em equipe para garantir o sucesso.

Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor, de Peter Attia

Peter Attia é um dos principais especialistas em longevidade. Neste livro, ele apresenta uma abordagem inovadora para a compreensão do envelhecimento e a prevenção de doenças crônicas. Através de sua própria experiência pessoal, Attia descobriu que a medicina tradicional não é eficaz em prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento. Attia destaca a importância de uma abordagem científica e estratégica para alcançar uma longevidade saudável, cognitiva e emocional. Ele não se concentra em ditar regras ou apontar falhas, mas sim em ajudar as pessoas a transformar seu modo de pensar a saúde em longo prazo e criar um plano individualizado para viver mais e melhor.

Previsivelmente irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas, de Dan Ariely

Este livro apresenta experiências científicas e descobertas que revelam como as pessoas são suscetíveis a influências irrelevantes do ambiente e como essas influências podem levar a decisões previsivelmente irracionais. Ariely destaca como as normas sociais e as normas económicas podem conflitar e como isso pode criar situações embaraçosas e delicadas. O livro também aborda como as pessoas são influenciadas por emoções, relatividade, expectativas, apego e normas sociais, o que as leva a tomar decisões que não são necessariamente racionais. Ariely argumenta que essas influências oferecem oportunidades de melhoria contínua e que podemos usar novas estratégias, ferramentas e métodos para tomar melhores decisões e nos ajuda a compreender e superar as irracionalidades diárias, tornando-se uma ótima introdução à economia comportamental.

Fora de Série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não, de Malcolm Gladwell

Para Malcolm Gladwell, sucesso não é apenas resultado do talento individual, mas sim de uma combinação de fatores. Para corroborar sua análise, o autor apresenta histórias de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, mostrando que todos esses indivíduos tiveram uma série de vantagens que os ajudaram a alcançar o sucesso. Ele destaca que a inteligência (QI) é importante, mas apenas até um determinado ponto, e que a habilidade emocional e social também é crucial para o sucesso. Gladwell também aborda como a cultura e a herança cultural podem influenciar o sucesso, citando exemplos como a “Cultura da honra” e a formação do alfabeto chinês, que contribuem para a vantagem competitiva dos asiáticos em testes de matemática. Leitura reveladora e pontual sobre a importância do ambiente social em que a pessoa nasce e é criada, a influência da família e dos amigos na formação das habilidades e do caráter, e que podem levar as pessoas ao sucesso ou não.

GTD: Fazer bem as Coisas – A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen

Nessa obra, o autor apresenta o método Getting Things Done (GTD), um sistema de gestão de tarefas e projetos que visa ajudar as pessoas a gerenciar melhor seu tempo e reduzir o estresse. David Allen é um dos principais especialistas em produtividade. Ele argumenta que a mente deve estar livre para criar e não preocupada em reter informações. O livro também inclui descobertas recentes da ciência cognitiva e tecnologias novas para gerenciar o fluxo de trabalho. Allen apresenta cinco passos para aplicar o método GTD:

  • 1. Regra dos Dois Minutos: aplicar a regra para esvaziar a caixa de entrada, decidindo fazer, delegar, adiar ou jogar fora as tarefas;
  • 2. Reavaliar metas e manter o foco: reavaliar as metas e manter o foco nos objetivos;
  • 3. Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente: planejar projetos de longo prazo e revisá-los regularmente para manter o progresso;
  • 4. Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho: controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho utilizando técnicas de gerenciamento de tarefas;
  • 5. Aceitar que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo: aceitar que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e priorizar as tarefas.

*Foto: hamdi bendali / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]