Pesquisar
Close this search box.
/
/
Especialistas se unem e lançam livro sobre cidades inteligentes

Especialistas se unem e lançam livro sobre cidades inteligentes

Lançamento da obra acontece nesta sexta-feira (12), no Salão Nobre da USP, em São Paulo. Jacques Meir é um dos articulistas do livro

Cidades inteligentes, bots e novos comportamentos fazem parte dos debates na era digital e são tema do livro Marketing, Comunicação, Tecnologia e Inovação nas cidades Mil. O lançamento da obra acontece nesta sexta-feira (12) no Salão Nobre da USP, em São Paulo.

O livro traz textos de autores diversos internacionais, como Michael Salomon, conhecido como o Papa dos estudos do comportamento do Consumidor; Tessa Jolls, Presidenta e CEO do Centro de Alfabetização Midiática dos Estados Unidos e integrante do GAPMIL da UNESCO e Rachel Ashman, professora de marketing na Universidade de Liverpool.

Já em relação aos nomes nacionais, a obra conta com a participação de Mitsuru Yanaze, Heliodoro Bastos, Clotilde Peres, Jacques Meir, Alexandre Manduca, Alexandre Le Voci Sayad entre outros.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO

Ideias

Um dos conceitos presentes no livro é o de alfabetização midiática, ou Media Information Literacy, apoiado pela UNESCO. De acordo com Felipe Chibas Ortiz, da CEACOM da Escola de Comunicação e Artes da USP, a iniciativa muda o olhar para educar as pessoas e as organizações.

“É um novo conceito apoiado numa leitura crítica da realidade para que depois elas possam propor soluções criativas para os diversos desafios que enfrentam. Esse tipo de olhar e educação facilita até a detecção e luta com os Fake News e as posturas embasadas em pós-verdades, que estão presentes não apenas no mercado político, como também no varejo”, aponta o pesquisador.

Segundo o professor, a alfabetização midiática se aplica, principalmente, às cidades MIL, espaços que empregam Inteligência Artificial (IA), robôs e big data em diversos setores de produção e interatividade. O especialista explica ainda que é importante saber qual o papel das universidades, empresas, governos e artistas nesse contexto.

“As cidades MIL são cidades inteligentes, que integram a responsabilidade social e o objetivo do desenvolvimento humano das cidades com as novas tecnologias, como o blockchain e a Inteligência Artificial. As mais reconhecidas hoje são Belford, na Inglaterra, e Helsinky na Finlândia, as quais não são cidades excessivamente tecnológicas ou muito populosas, senão cidades que investem em tecnologia, mas com foco no desenvolvimento humano”, aponta Ortiz.

Programação

O lançamento terá uma apresentação da obra com participação dos professores Mitsuru Yanaze e Felipe Chibas Ortiz, organizadores do livro. O evento também terá uma exposição de cartoons do Dorinho Bastos, cartunista e professor que idealizou a capa do livro e contribuiu como autor de um dos capítulos. Além disso haverá uma mesa de autógrafos, coffee break e um mini show musical com um solo de saxofone.

Serviço

Lançamento do livro “Marketing, Comunicação, Tecnologia e Inovação nas Cidades Mil”

  • Quando: sexta-feira (12), das 17h30 às 21h
  • Onde: Salão Nobre, localizado na Rua Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque, São Paulo – SP

 

Crédito: Divulgação

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]