Cidades inteligentes, bots e novos comportamentos fazem parte dos debates na era digital e são tema do livro Marketing, Comunicação, Tecnologia e Inovação nas cidades Mil. O lançamento da obra acontece nesta sexta-feira (12) no Salão Nobre da USP, em São Paulo.
O livro traz textos de autores diversos internacionais, como Michael Salomon, conhecido como o Papa dos estudos do comportamento do Consumidor; Tessa Jolls, Presidenta e CEO do Centro de Alfabetização Midiática dos Estados Unidos e integrante do GAPMIL da UNESCO e Rachel Ashman, professora de marketing na Universidade de Liverpool.
Já em relação aos nomes nacionais, a obra conta com a participação de Mitsuru Yanaze, Heliodoro Bastos, Clotilde Peres, Jacques Meir, Alexandre Manduca, Alexandre Le Voci Sayad entre outros.
LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO
Ideias
Um dos conceitos presentes no livro é o de alfabetização midiática, ou Media Information Literacy, apoiado pela UNESCO. De acordo com Felipe Chibas Ortiz, da CEACOM da Escola de Comunicação e Artes da USP, a iniciativa muda o olhar para educar as pessoas e as organizações.
“É um novo conceito apoiado numa leitura crítica da realidade para que depois elas possam propor soluções criativas para os diversos desafios que enfrentam. Esse tipo de olhar e educação facilita até a detecção e luta com os Fake News e as posturas embasadas em pós-verdades, que estão presentes não apenas no mercado político, como também no varejo”, aponta o pesquisador.
Segundo o professor, a alfabetização midiática se aplica, principalmente, às cidades MIL, espaços que empregam Inteligência Artificial (IA), robôs e big data em diversos setores de produção e interatividade. O especialista explica ainda que é importante saber qual o papel das universidades, empresas, governos e artistas nesse contexto.
“As cidades MIL são cidades inteligentes, que integram a responsabilidade social e o objetivo do desenvolvimento humano das cidades com as novas tecnologias, como o blockchain e a Inteligência Artificial. As mais reconhecidas hoje são Belford, na Inglaterra, e Helsinky na Finlândia, as quais não são cidades excessivamente tecnológicas ou muito populosas, senão cidades que investem em tecnologia, mas com foco no desenvolvimento humano”, aponta Ortiz.
Programação
O lançamento terá uma apresentação da obra com participação dos professores Mitsuru Yanaze e Felipe Chibas Ortiz, organizadores do livro. O evento também terá uma exposição de cartoons do Dorinho Bastos, cartunista e professor que idealizou a capa do livro e contribuiu como autor de um dos capítulos. Além disso haverá uma mesa de autógrafos, coffee break e um mini show musical com um solo de saxofone.
Serviço
Lançamento do livro “Marketing, Comunicação, Tecnologia e Inovação nas Cidades Mil”
- Quando: sexta-feira (12), das 17h30 às 21h
- Onde: Salão Nobre, localizado na Rua Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque, São Paulo – SP