Há alguns meses, a Revlon nomeou Debra Perelman como a primeira CEO mulher em 86 anos de história. Mesmo sendo altamente qualificada e estando na companhia há mais de 20 anos, rapidamente a pauta se tornou o possível nepotismo (ela é filha de Ronald Perelman, acionista majoritário do Grupo). Outra executiva com carreira sólida, Louise Trotter, também fez história ao se tornar a primeira Diretora Criativa da Lacoste, fato inédito em 85 anos da marca. Esses dois exemplos, dos mercados da moda e de cosméticos, que muitos supõem que sejam de dominância feminina, trazem avanços mas, também, muitos desafios.
A comunidade da Berlin School é composta por grandes nomes da indústria criativa, da comunicação, do empreendedorismo e da inovação, dentre os quais 130 são de mulheres, incríveis líderes criativas que contribuem para o avanço de suas indústrias em direção a um mercado mais inclusivo, criativo e dinâmico.
Assim como todas nós, eu tenho muitos papéis: parceira, filha, líder, executiva e mulher. Cada papel tem diferentes significados para diferentes pessoas e traz consigo recompensas, sentimentos, oportunidades e obstáculos.
Ao longo dos 30 anos da minha vida profissional, eu aprendi muito. Começando em marketing na indústria química, passando para as agências de publicidade até a posição de CEO da Berlin School. Assim, como modo de celebrar conquistas e apoiar outras líderes, divido com vocês alguns dos aprendizados que considero essenciais para que as profissionais conquistem seu espaço na liderança:
• Encontre paixão no seu trabalho e faça do mundo profissional um lugar melhor. Encoraje aqueles que você lidera para que criem, juntos, um ambiente que incentive a vitória, no qual todos tenham a oportunidade de dar o seu melhor, de se sentir respeitados e empoderados.
• Não aceite as limitações que os outros colocam sobre você, não espere as pessoas acreditarem em você e, antes de mais nada, acredite em si mesma! Além disso, dê a si mesma os meios para alcançar suas ambições.
• Seja criativa, comprometida e escolha seus ambientes. Afirme seus valores sem criar batalhas desnecessárias, mas lute pelo que é essencial para você. Foque a ação e a inovação.
• Muitas vezes, nós somos ofendidas, inclusive por outras mulheres. Enquanto os homens são simplesmente homens, as mulheres sempre são taxadas: focada na carreira, feminista extrema, mãe severa etc. Não participe desse jogo. Aprecie a si mesma e os outros e convide os homens para a discussão feminina.
Os desafios ainda existem em barreiras culturais, conceitos preestabelecidos, status quo. Porém, sinto que o mais crítico fator está dentro de nós. Mais do que nunca, devemos nos unir, ser generosas, enriquecer com a diversidade de nossas experiências, buscando preparo formal para o exercício da liderança e desenvolvendo nossa autoconfiança.
LEIA MAIS
Gestão feminina tem ganhado mais representação no topo de empresas de tecnologia
Laura Dern faz doação de R$ 1 milhão para projeto de mulheres na tecnologia