Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lidar com a logística é uma questão de inovação

Lidar com a logística é uma questão de inovação

Se a logística reversa tornar-se um peso maior do que o e-commerce pode carregar, não tem para onde correr: apostar na tecnologia é o maior trunfo da operação

A questão logística é praticamente uma cláusula pétrea na gestão das atividades varejistas. Com o e-commerce não é diferente – e ainda contém um adendo: a logística reversa. Se já existem custos para garantir que o produto chegue ao consumidor, em situações em que o cliente solicita a troca as contas podem variar ainda mais. A tecnologia, porém, é uma grande aliada na hora de resolver esses entraves no ambiente do comércio eletrônico, como aponta Graciela Tanaka, COO do Grupo Netshoes – ela tem presença confirmada no BR Week, principal congresso de varejo do País, que acontece em junho, em São Paulo.

Inscreva-se no BR Week 2016

A executiva entende que lidar com a logística demanda uma busca por equilíbrio entre custos e qualidade. Fora isso, inovar na hora de oferecer opções para o consumidor faz toda a diferença na execução da operação. Em entrevista, Graciela detalha mais alguns pontos acerca do assunto. Confira trechos da conversa:

No Brasil, a questão dos problemas de logística e devolução são bastante recorrentes. O quanto isso pesa na atividade do e-commerce?
A logística é um fator extremamente importante para o e-commerce, pois impacta diretamente na experiência de compra. No Grupo Netshoes, buscamos sempre oferecer a melhor experiência de compra desde a escolha do produto na loja até a troca. Por isso, buscamos ter processos e SLAs [Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço] internos e com nossos parceiros logísticos muito bem definidos. Também entendemos quais são os melhores fornecedores para realizar a entrega no prazo acordado na região de destino e com um custo interessante para a companhia.

O desafio é pensar em melhorias contínuas equilibrando os custos com a qualidade oferecida, a otimização dos processos e as ferramentas utilizadas e tudo isso tendo como premissa o crescimento sustentável com excelência no serviço. Temos, por exemplo, Postos Avançados dos Correios e dos demais parceiros logísticos em nossos Centros de Distribuição visando redução do prazo de entrega. Também não deixamos um pedido “dormir” em nossas instalações. O resultado é que os pedidos estão embalados e prontos para transporte em até 2h depois da confirmação do pagamento. Com isso, entendemos ser possível roteirizar os pacotes e definir o melhor modelo de envio, se rodoviário ou aéreo, para entregar os pedidos no prazo. Caso o prazo não possa ser cumprido, prezamos pela transparência no contato com o cliente, e para isso, contamos uma Central de Relacionamento própria para atendê-lo.
Como é possível inovar na questão das entregas para diminuir esse peso?
Fomos pioneiros na implantação de Postos Avançados dos parceiros de entrega, como os Correios, em nossos centros e Distribuição. Isso permitiu, além da redução em até um dia no prazo de entrega, ter acesso à informação e rastreio do pedido com muito mais assertividade. Outro ponto foi entender as necessidades do nosso consumidor e oferecer diferentes modelos de entrega, ou seja, de acordo com a conveniência dele. E aliado a tudo isso, implantar processos que garantam o cumprimento dos SLAs em toda a operação, tanto interna como com os nossos parceiros.

O quanto os custos com logística reversa influenciam na receita da marca? Vocês conseguiram reduzir isso ao longo dos anos?
Não abrimos o impacto na receita, mas posso assegurar que a reversa faz parte de um dos nossos pilares de Serviço, o qual acompanhamos constantemente a questão do custo versus melhoria dos processos e qualidade no serviço prestado. Por isso estamos sempre lançando ferramentas, como a troca na web para o nosso consumidor, assim como melhorando e evoluindo todo o nosso catálogo e conteúdo.

De que forma a Netshoes pode inovar para reduzir essa questão das trocas e devoluções? Que estratégias a marca adota para garantir a satisfação do cliente quando este solicita uma troca ou devolução?
Praticamente toda a jornada do cliente pode ser impactada por estratégias diversas, inclusive para reduzir custos de logística reversa. Por exemplo, as páginas de produtos da Netshoes e da Zattini oferecem muitas informações sobre o produto, como dimensões, ocasiões de uso, material, fotos em alta qualidade e com diversos ângulos – já que contamos com uma máquina 360º nos estúdios. Outro facilitador para o consumidor é a tabela de tamanhos, ferramenta pela qual sugerimos o tamanho ideal para roupas ao inserir sexo, altura e peso (cruzamos dados da ANAC e ABNT). Há uma expectativa do cliente que precisamos atender ou dar o máximo de informações para a escolha dele, caso contrário, ele poderá se frustrar, não fazer a escolha que considera melhor e pedir a troca do produto.

Se o cliente precisar trocar, oferecemos a troca na web. É um processo totalmente automatizado pelo qual o cliente consegue trocar um produto em apenas 2 minutos sem nenhuma interação com a nossa Central de Relacionamento. Caso o cliente precise, é possível também utilizar um de nossos canais de atendimento para realizar a troca com nossos agentes. Independentemente do canal, observamos o motivo da troca e esse feedback pode gerar indicadores de que há alguma situação a ser melhorada. Por exemplo, podemos melhorar a descrição de um produto se estivermos percebendo que muitos consumidores estão nos informando que a numeração dele é mais apertada. Assim, podemos pensar em sugerir ao cliente que escolha um número maior na própria página do produto.

O quanto a tecnologia pode auxiliar as empresas a inovar em sua vitrine de produtos e, consequentemente, reduzir a possibilidade de desejo de troca?
Pode auxiliar totalmente. A tecnologia está no nosso DNA e a utilizamos para conseguir exibir os produtos da melhor forma, ganhar escala na operação e oferecer a melhor experiência de compra para o nosso consumidor. Não podemos esquecer que nós vendemos o produto pela tela do computador, do celular ou do tablet, então o grande segredo é investir nas ferramentas e desenvolvimentos corretos, para que as imagens carreguem mais rápido e os sites sejam responsivos. Se isso for feito, com certeza a tecnologia ajudará e muito as empresas e principalmente o consumidor a se sentir mais confortável em comprar e saber que não terá problemas em trocar produtos.

Quer saber mais sobre logística reversa no e-commerce? Então, não fique de fora do BR Week 2016! No evento, Graciela estará no painel “Trocas e devoluções: os custos que corroem as margens do e-commerce”. Não perca o BR Week 2016!

Inscreva-se no BR Week 2016
Mais informações:
11 3125 2215 | [email protected]

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]