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Como o Letterboxd se tornou um sucesso de bilheteria

Como o Letterboxd se tornou um sucesso de bilheteria

Rede social voltada para compartilhamento de resenhas de filmes oferece uma perspectiva única sobre a indústria cinematográfica.

Quais são os seus quatro filmes favoritos? Dependendo de quem responder, as respostas podem incluir clássicos como “O Poderoso Chefão”, “Bonequinha de Luxo”, “Cantando na Chuva” e “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Já outro cinéfilo poderá sugerir títulos do cinema japonês, como “Ran”, “Akira”, “A Viagem de Chihiro” e “O Anjo Embriagado”. Há ainda os sucessos recentes e que marcaram as premiações da indústria, como “Barbie”, “Oppenheimer”, “Vidas Passadas” e “Assassino da Lua das Flores”.

Mas como diria um bom sommelier, o melhor vinho é aquele que o degustador gosta. A mesma premissa parece ser válida para o universo dos filmes, como o Letterboxd vem provando. A rede social já acumula mais de dez milhões de usuários em todo o mundo que se dedicam a compartilhar suas recentes sessões, escrever resenhas e impressões sobre os longas e curtas, descobrir novos títulos e ler mais sobre suas produções favoritas.

Fundado em 2011, a rede social não passou por muitas transformações desde então. Mas durante a pandemia, o serviço passou a ser usado por cada vez mais usuários que buscaram o refúgio dos filmes durante o isolamento social. Por mais que as salas de cinema estivessem fechadas, assim como inúmeras produções tiveram que ser pausadas, a quantidade de usuários do Letterboxd quintuplicou em 2023 na comparação com 2019.

Além disso, a rede social conta com contas criadas por celebridades, como o produtor Jordan Horowitz, o diretor Martin Scorsese, e até mesmo rumores de um perfil da atriz Margot Robbie – a Barbie do filme de Greta Gerwig – geraram mais interesse na plataforma. Além da participação da rede social nos bastidores da cerimônia dos Oscars, o Letterboxd vem ganhando cada vez mais notoriedade como uma poderosa ferramenta de divulgação e análise de dados para a indústria cinematográfica.

Sem spoilers

Em 2003, os empreendedores de tecnologia Matthew Buchanan e Karl von Randow lançaram um site para compartilhar curtas da Nova Zelândia. No entanto, com a chegada do Youtube, o projeto foi encerrado. Até que em 2011, o grupo retomou o conceito de compartilhamento de filmes por meio do formato do Letterboxd. Dessa vez, em vez de distribuir as produções, o foco do negócio estava na interação dos usuários sobre suas impressões e interesses do cinema internacional.

O Letterboxd funciona como uma espécie de diário. Lá, é possível registrar os últimos filmes assistidos, dar uma nota – que varia entre uma e cinco estrelas –, e incluir suas impressões, comentários, ou qualquer outro relato que o usuário queira deixar sobre sua experiência ao assistir o filme. Não há limites para os títulos: desde grandes clássicos a documentários, animações, filmes indies e de terror, todos são bem-vindos na plataforma.

A rede social ainda conta com a sua própria revista online, a Journal, que inclui artigos e análises sobre lançamentos recentes, produções inéditas e que marcaram a indústria cinematográfica. Além disso, por meio de outras redes sociais como Instagram, TikTok e Youtube, o Letterboxd divulga conteúdos exclusivos, como entrevistas com atores, diretores e produtores, trailers, e conversas divertidas sobre cinema. A clássica pergunta sobre os quatro filmes favoritos foi amplamente repetida no tapete vermelho dos Oscars esse ano.

Dados cinéfilos

Há ainda a retrospectiva anual na qual o Letterboxd divulga os principais resultados oferecidos pelos seus usuários, como os filmes melhor avaliados, mais assistidos, resenhas favoritas e listas – criadas pelos usuários, reúnem filmes de acordo com diferentes temas, critérios e gostos – mais populares. Em 2023, por exemplo, o filme melhor avaliado foi “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”.

São dados que fornecem uma perspectiva valiosa sobre o desempenho e a receptividade das produções em todo o mundo. Um filme pode não ter uma avaliação tão boa pelos usuários do Letterboxd, mas ter sido amplamente assistido e compartilhado. Ou então, um filme pode ganhar grande popularidade nas etapas de divulgação, enquanto usuários adicionam os títulos às suas listas para assistir mais tarde.

Um exemplo do valor dos dados obtidos pela rede social está na parceria firmada entre o Letterboxd e produções de festivais de cinema, como o Festival Internacional de Cinema de Toronto, o Festival Internacional de Cinema de Nova York e o Festival de Sundance. Nestes casos, o Letterboxd é responsável por criar listas dos top 10 filmes de cada evento, além de destacar as resenhas de usuários e produzir conteúdos para o Journal. Trata-se de um termômetro para as produções divulgadas nos festivais, além de gerar hype e divulgação das mesmas.

Em 2023, a Letterboxd vendeu uma participação majoritária de sua operação para a Tiny, empresa de investimentos canadense, o que gerou uma avaliação de mais de US$ 50 milhões do negócio. Apesar da venda, a liderança do time continua a cargo dos fundadores.

*Foto: Sergio Photone / Shutterstock.com

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