O mercado de videogames está no topo do mundo de entretenimento, de acordo com projeções da consultoria PwC, a expectativa é que o setor de jogos eletrônicos alcance um faturamento global de US$ 321 bilhões de dólares até 2026. Só no Brasil, o negócio de games movimenta R$ 12 bilhões ao ano, isso coloca o país como líder em receita no setor na América Latina e o 13º no ranking mundial. Tais fatores tornam a área atrativa para a marca sinônimo de luxo e beleza La Roche-Posay, que busca chamar a atenção de seus produtos para as novas gerações e recrutar uma nova audiência dentro do mundo dos games e esporte.
Com o aumento da conscientização sobre os danos causados pelo sol à pele, a marca dermatológica decidiu adotar uma abordagem inovadora para educar o público, principalmente os mais jovens, sobre a importância do uso diário do protetor solar. Ao ingressar nos mundos virtuais dentro dos jogos The Sims e Minecraft, a marca busca alcançar um público mais amplo e diversificado, proporcionando experiências educacionais e divertidas.
A parceria com a Take4Games, braço da agência Take4, especializada em criar estratégias para levar as marcas para o universo de games permitirá que a La Roche-Posay desenvolva ações específicas em ambos os jogos, focando em conscientizar os jogadores sobre a importância do uso de protetor solar e os benefícios para a saúde da pele. Além disso, a marca promoverá a compreensão de como escolher o produto certo para cada tipo de pele, enfatizando a qualidade e eficácia do seu lançamento, o protetor solar Facial Anthelios UV Mune 400.
Gab Araujo, executivo da Take4Games explicou que propôs um desafio interessante que consistia em criar um impacto significativo e relevante no público gamer por meio da inovação “A L’Oréal, através da La Roche-Posay, nos deu um desafio incrível, que é impactar verdadeiramente e de forma relevante o público gamer através da inovação. Dessa forma, unindo nossa ampla expertise no mercado com os objetivos da marca, co-criamos algo realmente disruptivo que posiciona a marca dentro do cenário de jogos eletrônicos gerando relações verdadeiras com os influenciadores e com o público. Essa ação vai muito além de uma simples campanha de influenciadores e não retrata apenas uma inserção do produto Anthelios UV Mune 400 dentro dos jogos, como também fornece uma dinâmica verdadeira entre produto e consequência na narrativa, o que caracteriza a grandiosidade do projeto”.
Como funcionará?
Oito influenciadores foram convocados para fazer parte das ativações no metaverso, que serão transmitidas ao vivo até dezembro, e tem expectativa de gerar um alcance potencial de 15 milhões de espectadores nas plataformas de jogos, no Twitch e no Youtube.
“Essa iniciativa não apenas nos permite explorar novos horizontes, mas também nos dá a oportunidade de conscientizar um público ainda mais amplo sobre os cuidados com a pele, especialmente quando se trata de proteção solar. Além disso, estar presente no mundo gamer não é apenas uma estratégia de marketing pontual, é uma maneira perene de nos conectarmos com as novas gerações.”, comenta Daniella Muniz, gerente da La Roche-Posay
Os jogos The Sims e Minecraft são escolhas estratégicas para essa iniciativa, pois ambos têm uma base de jogadores diversificada e ativa, incluindo muitos jovens e adolescentes. Além da abordagem educacional, a La Roche-Posay também está explorando a personalização de personagens e avatares, permitindo que os jogadores incorporem o uso do Protetor Solar Facial em suas experiências virtuais. Isso não apenas promoverá a conscientização, mas também tornará a proteção solar parte integrante da rotina diária dos jogadores, mesmo dentro do mundo dos games.