A KitKat tem apostado em estratégias para se conectar com a Geração Z, uma das mais exigentes e dinâmicas em termos de consumo e experiências. Com um público que valoriza marcas autênticas e vivências únicas, a marca de chocolates tem marcado presença em grandes festivais de música, como The Town e Rock in Rio. Ao associar sua identidade descontraída com eventos culturais de grande apelo, a marca KitKat reforça seu posicionamento de estar onde a diversão acontece, cultivando uma relação de proximidade com essa nova geração de consumidores.
Após estrear como patrocinadora oficial da edição de 2022 do Rock in Rio, a KitKat vendeu mais de 215 mil unidades durante o evento. Em 2024, a marca não só manteve seu patrocínio como também levou ativações inovadoras para homenagear a energia única do público brasileiro. Sob o conceito “KitKat – O Break da Melhor Plateia do Mundo“, a campanha fez alusão ao comportamento vibrante dos espectadores, que não param de cantar, gritar e interagir nos shows.
“Isso mostra o quanto aprendemos e identificamos uma grande oportunidade nessa categoria”, comenta Gabriela Varela, gerente de Marketing de Consumo de KitKat. “KitKat tem uma conexão forte com o festival ao propor o ‘Break’. Este ano, utilizamos esses aprendizados para fortalecer ainda mais nossa presença. Na primeira edição em que participamos, nosso estande ficava perto do Palco Sunset. Desta vez, tivemos vista privilegiada para o Palco Mundo, que entendemos como o principal do evento”.
Ao todo, foram cinco espaços, idealizados pela agência TV1 Live, inspirados no universo “Let’s Rock the Break“:
- O estande principal de 150m², com três andares, uma vista privilegiada do palco Mundo e experiências exclusivas;
- Uma loja de 100m² de KitKat Chocolatory;
- Dois espaços de 3m² destinados para a ação de benefícios;
- E um lounge de 25m² na área VIP. Os outros andares do estande foram dedicados ao “Breakcast”, podcast ao vivo da marca em parceria com a Golden Pill, agência de mídia e conteúdo digital do Grupo Flow.
“Nos últimos meses, identificamos que o público brasileiro tem uma presença diferenciada em festivais, algo muito comentado nas redes sociais, inclusive em memes. Artistas internacionais também falam sobre a energia única da plateia brasileira, que os marca profundamente. Decidimos homenagear a plateia com a campanha ‘KitKat – O Break da Melhor Plateia do Mundo’, uma associação consistente com o nosso slogan global ‘Have a Break, Have a KitKat'”, acrescenta.
O sabor do Rock in Rio
Ao mesmo tempo, a loja KitKat Chocolatory disponibilizou quatro sabores especiais inspirados em ritmos musicais: “Sex on the Beach” (pop), “Tequila Sunrise” (música eletrônica), “Cuba Libre” (reggaeton) e “Licor de Marula” (R&B). Esses novos sabores foram desenvolvidos a partir de uma cocriação com jovens da Geração Z, que participaram de pesquisas durante o desenvolvimento dos produtos. Os sabores estarão disponíveis também nas lojas KitKat Chocolatory, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Uma vez que a música e o entretenimento são pilares presentes na estratégia de comunicação da marca, especialmente no que diz respeito à construção de sua relação com o público jovem, o Rock in Rio foi uma plataforma essencial para a visibilidade da KitKat, não apenas pelos espectadores que compareceram ao evento, mas também pela repercussão nas redes sociais e na mídia.
Com uma visão de longo prazo, KitKat espera continuar construindo sua relação com a Geração Z, investindo em momentos que combinam pausas, diversão e inovação. “Estar presente em um festival icônico como o Rock in Rio é fundamental para nossa estratégia de marca, especialmente para aproximar o consumidor jovem, nosso público-alvo, a Geração Z. O festival não só atinge o público presente, mas gera uma enorme conversa nas redes sociais e mídia, o que é essencial para a nossa visibilidade”, finaliza.