Pesquisar
Close this search box.
/
/
Juliana Bonamin é nova VP de Vendas da Mondelēz Brasil

Juliana Bonamin é nova VP de Vendas da Mondelēz Brasil

Confira a entrevista exclusiva com Juliana Bonamin, nova vice-presidência de Vendas da Mondelēz Brasil; parcerias e oferta de produtos no ambiente digital estão no radar da executiva

A Mondelēz International anunciou no início de fevereiro deste ano a promoção de Juliana Bonamin para vice-presidente de Vendas da companhia no Brasil. A executiva, que desde 2020 lidera o time de Trade no país, agora passa a ocupar a cadeira de Marcelo Paiva, que, após 4 anos liderando a área, assume o cargo de vice-presidente Managing Director Andino na unidade de negócios WACAM, em Cali, na Colômbia.

Juliana Bonamin tem o desafio de acelerar a agenda de Vendas da Mondelēz Brasil, com expectativa de manter o crescimento e aumentando a penetração das marcas da companhia. Além disso, a executiva continuará atuando para manter a excelência em execução como vantagem competitiva para o crescimento sustentável do negócio.

“Tenho muito orgulho de ocupar essa cadeira após o grande legado deixado por Paiva. Ao longo desses quase dois anos, tive a oportunidade de entregar os resultados e construir a estratégia de excelência em vendas para os próximos anos. Minha missão será a de dar continuidade a jornada para gerar crescimento através da criação de valor das nossas categorias por meio da cocriação com os nossos parceiros e clientes. Além disso, estamos investindo na transformação digital, não apenas da companhia, mas também de nossos clientes, com o objetivo de duplicar a penetração de snacks e nossas marcas no mundo digital”, revela Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas da Mondelēz Brasil.

Conheça o Mundo do CX

Juliana Bonamim e seu novo momento na Mondelēz Brasil

Juliana Bonamin é uma líder com mais de 20 anos de experiência na área e com vivência em todas as disciplinas do Marketing – principalmente em análise de mercado para desenvolvimento de produto, branding e execução go-to-market.

Foi sobre suas características profissionais, essa nova transição de carreira e como liderar transformações frente ao novo comportamento dos consumidores, que Juliana falou com exclusividade ao portal Consumidor Moderno. 

CM – Como você avalia hoje o perfil do consumidor brasileiro da Mondelēz?

Juliana Bonamin – Sabemos que o comportamento e perfil do consumidor mudou muito a partir da pandemia. Hoje vemos as pessoas muito mais conscientes sobre a alimentação. São consumidores que buscam indulgência, porém de forma moderada. E vimos essa alteração no padrão com o crescimento de embalagens menores nas nossas marcas. Hoje, por exemplo, oferecemos quase 25% do nosso volume em embalagens com menos de 200 calorias.

Esse movimento vem acontecendo, não só por conta de uma melhor consciência no que se refere à alimentação, mas, também, por conta da mudança de rotina das pessoas. Se durante a pandemia, grande parte da população estava em casa junto aos seus familiares, o cenário agora é outro. Com as pessoas voltando à rotina de trabalho e estudos, os produtos on-the-go voltaram às prateleiras com muito mais força. Por isso, buscamos oferecer tanto porções maiores, como o Bisão e os tabletes Lacta 165g, pensado para compartilhar, como os produtos com porções menores para quem não dispensa um snack no meio do dia.

“O ponto de venda é fundamental para o sucesso da nossa estratégia, que é onde o consumidor faz a sua decisão de compra”

CM – Customer Experience (CX) e seus desdobramentos em diversas áreas têm impactado decisivamente a escolha do consumidor e consequentemente a performance de vendas de uma marca hoje. Partindo deste ponto, quais serão suas diretrizes para que Mondelēz traga experiências marcantes para esse consumidor e impulsione as vendas no Brasil?

Juliana Bonamin – Como uma empresa que tem o consumidor como centro das decisões é essencial que estejamos atentos aos hábitos do nosso público e às necessidades de consumo não apenas para desenvolver os snacks certos, que eles desejam, mas para entender onde esse nosso consumidor está. A partir disso, pensamos em uma execução de vendas eficiente para estarmos presentes em todos os pontos de contato, garantindo uma experiência inesquecível.

O ponto de venda é fundamental para o sucesso da nossa estratégia, que é onde o consumidor faz a sua decisão de compra. Por isso, que vamos continuar, cada vez mais, investindo na apresentação, embalagem e mensagem dos nossos produtos, sem deixar obviamente, de pensar na qualidade, que é um dos grandes diferenciais de nossas marcas icônicas.

Vamos continuar expandindo nosso portfólio para novas ocasiões de consumo e ocasiões de compra, com diferentes tamanhos de embalagens tanto para consumo imediato como para abastecimento da despensa.
Outra área foco é o investimento na execução comercial, vamos continuar levando nossas marcas para um número ainda maior de ponto de vendas. Somente esse ano já estamos crescendo nossa distribuição em mais de 20% e seguiremos com a nossa missão para o próximo ano, pois queremos e devemos estar onde nosso consumidor está.

“A oferta de produtos no ambiente digital, com certeza, impacta diretamente o varejo. E estará ainda mais forte nos próximos anos”

CM – Você traz na bagagem um perfil muito ligado a digitalização e novas tecnologias para varejo e vendas. Como você percebe esses aspectos no varejo brasileiro hoje? E quais as novas tecnologias que você acredita que impactarão nosso varejo nos próximos anos?

Juliana Bonamin – A oferta de produtos no ambiente digital, com certeza, impacta diretamente o varejo. E estará ainda mais forte nos próximos anos. Aqui na Mondelēz Brasil, o e-commerce já era uma realidade mesmo antes da pandemia, mas o isolamento só acelerou esse crescimento.

Estamos trabalhando intensamente em parceria com nossos clientes para continuarmos desenvolvendo a categoria de snacks on-line, seja ativando em suas lojas e marketplaces, ou por meio de nossa loja lacta, em que conectamos com os consumidores com o objetivo de facilitar a compra de nossas categorias e produtos à ocasiões do dia-a-dia ou especiais.

Em 2021, para a Páscoa, fomos além, e aprimoramos a loja entrando no Metaverso. Dessa forma, disponibilizamos todo o portfólio da marca de forma interativa, utilizando a tecnologia 3D, com uma experiência no multiverso. No caso do pequeno varejo temos nossa plataforma LOJA MONDELEZ conectada com a nossa rede de distribuição que facilita a compra, 7 dias por semana, 24 horas por dia, para garantir o abastecimento e sortimento correto nas lojas. O resultado dessa iniciativa é muito animador. As vendas de e-commerce praticamente dobram a cada ano, e temos um plano ambicioso de crescimento e investimentos para os próximos anos.


+ Notícias

Sustentabilidade traz benefícios econômicos para empresas? 

“CX exige cuidado ativo”, afirma Paulo Godoy, CEO da Olos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]