A Mondelēz International anunciou no início de fevereiro deste ano a promoção de Juliana Bonamin para vice-presidente de Vendas da companhia no Brasil. A executiva, que desde 2020 lidera o time de Trade no país, agora passa a ocupar a cadeira de Marcelo Paiva, que, após 4 anos liderando a área, assume o cargo de vice-presidente Managing Director Andino na unidade de negócios WACAM, em Cali, na Colômbia.
Juliana Bonamin tem o desafio de acelerar a agenda de Vendas da Mondelēz Brasil, com expectativa de manter o crescimento e aumentando a penetração das marcas da companhia. Além disso, a executiva continuará atuando para manter a excelência em execução como vantagem competitiva para o crescimento sustentável do negócio.
“Tenho muito orgulho de ocupar essa cadeira após o grande legado deixado por Paiva. Ao longo desses quase dois anos, tive a oportunidade de entregar os resultados e construir a estratégia de excelência em vendas para os próximos anos. Minha missão será a de dar continuidade a jornada para gerar crescimento através da criação de valor das nossas categorias por meio da cocriação com os nossos parceiros e clientes. Além disso, estamos investindo na transformação digital, não apenas da companhia, mas também de nossos clientes, com o objetivo de duplicar a penetração de snacks e nossas marcas no mundo digital”, revela Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas da Mondelēz Brasil.
Juliana Bonamim e seu novo momento na Mondelēz Brasil
Juliana Bonamin é uma líder com mais de 20 anos de experiência na área e com vivência em todas as disciplinas do Marketing – principalmente em análise de mercado para desenvolvimento de produto, branding e execução go-to-market.
Foi sobre suas características profissionais, essa nova transição de carreira e como liderar transformações frente ao novo comportamento dos consumidores, que Juliana falou com exclusividade ao portal Consumidor Moderno.
CM – Como você avalia hoje o perfil do consumidor brasileiro da Mondelēz?
Juliana Bonamin – Sabemos que o comportamento e perfil do consumidor mudou muito a partir da pandemia. Hoje vemos as pessoas muito mais conscientes sobre a alimentação. São consumidores que buscam indulgência, porém de forma moderada. E vimos essa alteração no padrão com o crescimento de embalagens menores nas nossas marcas. Hoje, por exemplo, oferecemos quase 25% do nosso volume em embalagens com menos de 200 calorias.
Esse movimento vem acontecendo, não só por conta de uma melhor consciência no que se refere à alimentação, mas, também, por conta da mudança de rotina das pessoas. Se durante a pandemia, grande parte da população estava em casa junto aos seus familiares, o cenário agora é outro. Com as pessoas voltando à rotina de trabalho e estudos, os produtos on-the-go voltaram às prateleiras com muito mais força. Por isso, buscamos oferecer tanto porções maiores, como o Bisão e os tabletes Lacta 165g, pensado para compartilhar, como os produtos com porções menores para quem não dispensa um snack no meio do dia.
“O ponto de venda é fundamental para o sucesso da nossa estratégia, que é onde o consumidor faz a sua decisão de compra”
CM – Customer Experience (CX) e seus desdobramentos em diversas áreas têm impactado decisivamente a escolha do consumidor e consequentemente a performance de vendas de uma marca hoje. Partindo deste ponto, quais serão suas diretrizes para que Mondelēz traga experiências marcantes para esse consumidor e impulsione as vendas no Brasil?
Juliana Bonamin – Como uma empresa que tem o consumidor como centro das decisões é essencial que estejamos atentos aos hábitos do nosso público e às necessidades de consumo não apenas para desenvolver os snacks certos, que eles desejam, mas para entender onde esse nosso consumidor está. A partir disso, pensamos em uma execução de vendas eficiente para estarmos presentes em todos os pontos de contato, garantindo uma experiência inesquecível.
O ponto de venda é fundamental para o sucesso da nossa estratégia, que é onde o consumidor faz a sua decisão de compra. Por isso, que vamos continuar, cada vez mais, investindo na apresentação, embalagem e mensagem dos nossos produtos, sem deixar obviamente, de pensar na qualidade, que é um dos grandes diferenciais de nossas marcas icônicas.
Vamos continuar expandindo nosso portfólio para novas ocasiões de consumo e ocasiões de compra, com diferentes tamanhos de embalagens tanto para consumo imediato como para abastecimento da despensa.
Outra área foco é o investimento na execução comercial, vamos continuar levando nossas marcas para um número ainda maior de ponto de vendas. Somente esse ano já estamos crescendo nossa distribuição em mais de 20% e seguiremos com a nossa missão para o próximo ano, pois queremos e devemos estar onde nosso consumidor está.
“A oferta de produtos no ambiente digital, com certeza, impacta diretamente o varejo. E estará ainda mais forte nos próximos anos”
CM – Você traz na bagagem um perfil muito ligado a digitalização e novas tecnologias para varejo e vendas. Como você percebe esses aspectos no varejo brasileiro hoje? E quais as novas tecnologias que você acredita que impactarão nosso varejo nos próximos anos?
Juliana Bonamin – A oferta de produtos no ambiente digital, com certeza, impacta diretamente o varejo. E estará ainda mais forte nos próximos anos. Aqui na Mondelēz Brasil, o e-commerce já era uma realidade mesmo antes da pandemia, mas o isolamento só acelerou esse crescimento.
Estamos trabalhando intensamente em parceria com nossos clientes para continuarmos desenvolvendo a categoria de snacks on-line, seja ativando em suas lojas e marketplaces, ou por meio de nossa loja lacta, em que conectamos com os consumidores com o objetivo de facilitar a compra de nossas categorias e produtos à ocasiões do dia-a-dia ou especiais.
Em 2021, para a Páscoa, fomos além, e aprimoramos a loja entrando no Metaverso. Dessa forma, disponibilizamos todo o portfólio da marca de forma interativa, utilizando a tecnologia 3D, com uma experiência no multiverso. No caso do pequeno varejo temos nossa plataforma LOJA MONDELEZ conectada com a nossa rede de distribuição que facilita a compra, 7 dias por semana, 24 horas por dia, para garantir o abastecimento e sortimento correto nas lojas. O resultado dessa iniciativa é muito animador. As vendas de e-commerce praticamente dobram a cada ano, e temos um plano ambicioso de crescimento e investimentos para os próximos anos.
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