Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um jogo, um alvo: o coração do consumidor

Um jogo, um alvo: o coração do consumidor

Roberto Iervolino, general manager da Riot Games e dona do jogo League of Legend, falou sobre o comportamento do público gamer

Imagine uma produtora de games com cerca de 10 anos de existência cuja a renda é oriunda de um único jogo. Único mesmo. Pode parecer suicídio empresarial ou esquisitice de executivos, mas você também faria o mesmo se comandasse a Riot Games diante do seu único produto: o League of Legend.

Pergunte ao seu filho ou algum millennials sobre o League or LOL. Assim, das duas uma: ou ele é um hardcore game ou um jogador casual, mas, mesmo assim, ambos conhecedores esse que é um dos maiores PC Games da história.

Hoje, existem mais de 100 milhões de jogadores ao redor do mundo e a empresa vive efetivamente para os fãs de LOL, segundo explica Roberto Iervolino, general manager da Riot Games. A empresa aspira ser a produtora mais focada no jogador do mundo – e motivos não faltam para acreditarmos em Roberto e na Riot Games.

Para alcançar esses objetivos, a Riot incorporou práticas que parecem utópicas para empresas de outros setores, mas que no setor de games é uma realidade faz anos. Por exemplo: hoje, a comunicação com gamers (e entre eles) é essencialmente feita por canais digitais. Além disso, a empresa oferece serviço (e não produto) e o cliente é o principal acionista da companhia mesmo.

“Hoje, só temos um jogo. Não vamos lançar outro jogo se ele não for relevante para o nosso público. O cliente é o nosso chefe e isso ficou claro recentemente por conta de uma declaração do nosso presidente, que não foi bem recebida pelo nosso cliente. O que nosso executivo fez? Três dias depois, pediu desculpas pela declaração”, disse.

A fala de Iervolino pode parecer um sonolento discurso empresarial para agradar o seu consumidor, mas ela efetivamente defende os interesses do seu consumidor. Primeiro que o jogo é grátis – convenhamos, o preço preferido de qualquer  cliente ou, como preferem os amantes do LOL, é um game Free to play e não um pay to win. A empresa até monetiza com alguns serviços, mas nada que impacte no desempenho de cada jogador no universo League. Na verdade, o que eles vendem é roupa para o heroi, além de alguns herois.

O dinheiro é usado na melhoria do user experience do jogador, seja incluindo outro servidor ou agregando alguma tecnologia. Dessa forma, não há verba para a publicidade para divulgação do produto. O objetivo é mesmo oferecer a melhor experiência para jogadores, que também serão os embaixadores da marca – e os seus maiores defensores. “O meu investimento é zero em marketing. O que eu faço é colocar tudo em ações e os resultados são ótimos. Hoje, sabemos que 80% dos novos jogadores foram indicados por outros. Cria-se, então, uma comunidade. Esse é o segredo de uma audiência de mais de 500 mil pessoas por dia no nosso programa distribuído por streaming e que foi capaz de levar mais de 13 mil pessoas no Allianz Parque na final do LOL em 2013. Esse é o mundo dos games”, afirma Iervolino.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]