Parece filme de ficção científica, mas é verdade: Israel resolveu adotar em Tel Aviv, sua segunda cidade mais populosa, um sistema de táxi suspenso.
Os responsáveis pelo projeto são as empresas Skytran, sediada na Califórnia, Estados Unidos, e a fabricante de produtos aeroespaciais e aeronáuticos IAI ? Israel Aerospace Industries. Ambas pretendem iniciar um projeto piloto até o final de 2016.
O SkyTran dispensa condutores em suas cápsulas com capacidade para até quatro passageiros e que circularão a cerca de 100 km/h em plataformas erguidas seis metros acima das ruas. Estipulam-se estações de embarque a cada 400 metros, que contarão com plataformas secundárias para que o trânsito não seja interrompido.
A princípio, os veículos serão alimentados por meio de energia elétrica. Mas já se estuda a implantação de painéis solares, transformando o SkyTran no meio de transporte mais ecológico do mundo. O serviço terá um aplicativo onde o usuário encontrará os horários e intinerários dos veículos.
Economia
Enquanto sistemas de transportes subterrâneos como os metrôs podem chegar a custar cerca de US$100 milhões por quilômetro construído, o SkyTran pode custar US$8 milhões por quilômetro. O valor do transporte não foi divulgado.
Com informaçôes de AeC