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Internet, moda e consumo: o mercado de cosméticos e o envolvimento com a Geração Z

Internet, moda e consumo: o mercado de cosméticos e o envolvimento com a Geração Z

Sephora abriu as vendas de produtos da Kylie Cosmetics e Kylie Skin, qual a relação disso com os Zoomers?

O mercado de cosméticos sempre se adaptou conforme as suas fases e épocas da cultura. Neste ano chegou ao Brasil pela Sephora as famosas linhas de produtos da marca da Kylie Jenner, a Kylie Cosmetics e Kylie Skin. E qual o impacto e relação disso com a indústria de cosméticos com a Geração Z, que é totalmente conectada com as redes sociais e seus influenciadores digitais?

No ano de 2015, quando Kylie realizou o lançamento de seus primeiros produtos, viu as vendas se esgotarem em apenas 1 minuto de venda – 5 mil unidades.

De lá para cá houve investimentos por parte da jovem empresária e influenciadora digital com o mercado de cosméticos e beleza, se tornando uma referência de novas marcas e traçando tendências entre jovens consumidores.

Recém chegada no Brasil, a marca foi bem recebida e oferece 20 produtos de maquiagem e skincare. A CEO da Sephora, Andrea Orcioli, enxerga com bons olhos a linha da Kylie entre os consumidores brasileiros, afirmando: “A chegada dos produtos da Kylie Cosmetics e Kylie Skin está alinhada com a expectativa e desejos da geração Z”.

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A influência e poder que a internet proporciona

Não há como falar sobre a geração Z sem falar de internet e a influência de celebridades em determinados produtos dos mais diversos estilos. Kylie Jenner, por exemplo, coleciona mais de 300 milhões de seguidores no seu Instagram.

Quem o acompanha já percebeu toda a divulgação de sua própria marca em atividades e publicações do dia a dia, fazendo com quem os produtos sejam mais conhecidos e dite tendências entre o seu público.

Além do Instagram, um outro meio está altamente ativo entre os jovens da geração Z, que é o TikTok. Conhecido por conter vídeos curtos sobre qualquer assunto, a rede permitiu um repasse maior de informações sobre produtos, com testes, avaliações e divulgações importantes para as marcas.

Segundo um estudo da própria rede social, divulgado pelo El País em 2021, de todos os usuários, 52% afirmaram que o TikTok é uma ótima forma de descobrir novos produtos. Enquanto 56% afirmaram que a rede ajuda a decidir compras futuras.

Preferências por cosméticos sustentáveis e fashionistas

O público da geração Z se interessa muito pela estética vintage, com referências da década de 2000, além de se atraírem por produtos e marcas que estão ligadas a sustentabilidade com ideias inovadoras, que tenham uma grande alcance e engajamento no grande universo das redes sociais digitais.

Não é à toa que os produtos da Kylie são um sucesso, além da influência como uma das famosas mais seguidas da internet, a marca Kylie Skin oferece produtos que entram nos ideais dos zennials, não só pela estética, mas também por serem produtos não testados em animais, veganos, sem glúten, parabenos e sulfatos.

Tudo isso torna atrativa ao público consumidor, que procura cada vez mais produtos sustentáveis e variedade de tons, cores e estilos para se adequar em qualquer ocasião.

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Perfil de um consumidor Zoomer

Segundo um relatório de 2020 feito pela Pew Research Center, a geração Z (nascidos entre o final da década de 1990 até o ano de 2010) é a geração com mais diversidade étnica, sendo mais criteriosos em relação a compra de produtos, principalmente em relação a sua própria identidade.

O mesmo relatório afirma que pessoas dessa geração priorizam muito mais a saúde mental e qualidade de vida, tendo uma visão diferente de economia.

Com isso, é importante que as marcas de cosméticos e cuidados com a pele se adaptem a essas novas formas de consumo para manterem o mercado e a indústria ativa, em paralelo com as transformações culturais na sociedade.

Expectativas de vendas e impacto de vendas na Sephora

Voltando a falar sobre Kylie, a empresária se mostra contente com os produtos à venda na Sephora para brasileiros e disse em entrevista à Vogue Brasil: “O mercado de cosméticos brasileiro é um dos maiores do mundo e meus fãs do Brasil vinham pedindo a linha de maquiagem há anos. Mal posso esperar para todos poderem testar minha coleção. Eu criei a linha de skincare porque sempre pediam a minha rotina de cuidados com a pele – e preparar a pele é realmente a chave para uma maquiagem bem feita –, por isso estou ansiosa para lançar as duas marcas juntas para meus fãs brasileiros”.

Os próximos passos com a novidade é conferir o desenvolvimento e aumento de vendas, administrados e oferecidos exclusivamente pela Companhia Sephora. As mudanças prometem, com grandes empresas desenvolvendo novas formas de produtos, para abranger toda uma nova geração.

*Por Giovanni Witzler


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