Mesmo diante de um cenário de crise, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no primeiro semestre deste ano, o setor de franquias cresceu 7,6%. Com o crescimento do mercado surgem novas opções para quem pretende empreender neste setor. Conheça quatro empresas recém-lançadas no mercado de franquias.
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Lenora
A empresária Carla Atanázio Vetorasso atuava na área da saúde e resolveu trocar de segmento logo após os primeiros meses de trabalho paralelo com semijoias. Quando recebeu o contato de um grande fabricante do produto, que queria montar uma franquia, surgiu a ideia de lançar a Lenora – Franquia de Joias e SemiJoias. “A franquia foi pensada para atender a demanda de empreendedoras que não têm um grande capital de investimento”, explica Carla.
A marca faz parte do Grupo Teaser Franchising, e a microfranquia custa R$19.900,00, com estoque inicial para o formato Executiva Lenora. De acordo com Carla, com a venda do primeiro estoque, selecionado para o mês inicial de operação, a empreendedora recupera 75% do valor investido. “A marca atua com três modelos de negócios: Executiva Lenora, Quiosque e Loja de Shopping”, afirma Carla. O primeiro modelo de franquia é home based e tem mais procura. “A Executiva Lenora pode atuar de sua residência, o que possibilita conciliar as vendas com outras tarefas ou profissão. Além disso, a marca oferece um aplicativo de gestão e controle, que a franqueada pode baixar diretamente do Google Play Store”, finaliza.
BurBurrito
A ideia de criar uma rede de burritos mexicanos nasceu inspirada pela família de Tiago da Fonseca. O empreendedor trabalhou como empregado no ramo alimentício por anos. Segundo Fonseca, o prato sempre foi um dos principais pedidos em sua casa nos fins de semana. “Sábado era dia de burrito”, afirma. Até que um dia, a brincadeira se transformou em oportunidade. Depois de pesquisar o segmento no Brasil a ideia começou a tomar forma. “Não queria apenas um restaurante, queria um fast food mexicano. Assim nasceu a BurBurrito”, explica Fonseca.
Segundo Fonseca, o empreendimento superou as expectativas e precisava de um ponto fixo. Em sociedade com um amigo, ele expandiu o negócio para um ponto maior. “Em menos de um mês, estava aberto o primeiro Fast Food mexicano da região e um dos poucos no Brasil”, comenta Fonseca. Depois de algum tempo, Fonseca descobriu que um de seus clientes era dono de uma das maiores empresas de franchising do País. “A rede começou um reposicionamento de marca, ampliação de cardápio, nova precificação, entre outros trabalhos para que se transformasse, em um modelo a ser seguido”, diz Fonseca. Atualmente, o cardápio envolve burritos, hambúrgueres, porções, chope, sobremesas, entre outras opções. E de acordo com ele, a maioria dos produtos sai da cozinha industrial do BurBurrito e chega ao franqueado já em porções, facilitando toda a operação da rede. “O investimento inicial é de R$89.900,00 e possui uma excelente margem de lucratividade, recuperando o investimento rapidamente”, finaliza.
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Cubs
A rede Cubs Fast Food, que trabalha com super-recheados hot dogs de 22cm a 24cm e porções especiais com o tempero da McCain, foi criada em parceria com grupo canadense. De acordo com Lucas Vetorasso, diretor do Grupo Teaser Franchising, a marca trabalha com fartura em seus produtos e traz o conceito de “Gastronomia Descomplicada”, com fast food de hot dogs e porções. “Acreditamos que a ‘gourmetização’ que vem ocorrendo nos últimos anos, por um lado, incentiva a inovação na cozinha, o que é ótimo do ponto de vista econômico e cultural, mas por outro lado, não basta mais sair para comer com amigos, precisamos de uma experiência gourmet transcendental”, avalia Vetorasso.
Para o executivo, criar um prato gourmet não quer dizer descaracterizar a maneira clássica, e sim dar um novo olhar. “O Cubs não leva e não pretende levar a bandeira gourmet. A marca gosta do simples bem feito e trabalha com cardápio já consolidado em grandes e deliciosas releituras, porém a preços justos”, comenta Vetorasso.
A marca deve abrir sua loja piloto no Brasil, localizada em São José do Rio Preto (SP), em novembro e o investimento inicial é de R$159.900,00.
KMC
Com 20 anos de atuação e com uma cartela de mais de 15 mil clientes atendidos, a rede KMC, empresa de marketing, espera conquistar 100 unidades no Brasil e no exterior até o final de 2017. De acordo com Kleber Santana, sócio fundador da Agência, o franqueado tem somente a preocupação de atender os clientes e acompanhar o desenvolvimento de seus projetos e campanhas. “O franqueado conta com a expertise e apoio da franqueadora, sistemas de gestão e acompanhamento de clientes”, afirma. A rede opera com três modalidades de negócios: home based, em que se trabalha de um escritório virtual, Office e Máster, com investimentos que vão de R$19.900,00 a R$ 99.900,00.
Segundo Santana, a proposta da agencia de marketing é fazer com que seus clientes vendam mais. “Nossa experiência e sistemas para parametrizar empresas, nos dá condições de entender as necessidades dos clientes e propor sugestões de mudanças baseadas também em outros segmentos”, explica. Santana afirma ainda que atualmente a empresa atende 250 clientes em diferentes ramos de atuação.