/
/
Intenção do comércio de investir e voltar a contratar sobe em agosto

Intenção do comércio de investir e voltar a contratar sobe em agosto

Elevação na intenção de expandir os negócios pode significar uma recuperação do setor já no final deste ano, segundo pesquisa da FecomercioSP

Finalmente, as boas notícias estão chegando. Nos últimos quatro meses, a percepção dos empresários do comércio varejista da região Metropolitana de São Paulo, sobre a recuperação da economia se consolida gradativamente.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), pesquisa realizada todos os meses pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, registrou crescimento de 15,8% e, em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com julho, houve estabilidade, com leva alta de 0,1%.

Com o resultado, o indicador atingiu 77,9 pontos. Apesar da alta, o indicador está há 19 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição para investir ou contratar por parte dos empresários.

Na avaliação da entidade, houve uma mudança de paradigma empresarial no setor na virada de semestre, o que pode significar uma reversão positiva ainda no final deste ano e no começo do próximo. Depois de mais de dois anos de crise, as perspectivas estão melhorando.

De acordo com a Federação, o varejo precisava de mudanças que trouxessem boas perspectivas, bem como um ar de otimismo e, aparentemente, esse momento chegou e está se consolidando.

O resultado de outros subíndices da pesquisa indicam essa mudança. O Nível de Investimento das Empresas, que indica se o empresário está ou não disposto a investir, teve crescimento de 2,1% em relação a julho. Na comparação anual, a alta registrada foi de 3,1%.

Outro componente da pesquisa, Expectativas para Contratação de Funcionários, registrou queda de 1,1% na comparação com julho. Entretanto, em relação a agosto de 2015, houve crescimento expressivo, de 25,9%.

Para a entidade, a recuperação do emprego é a tarefa mais difícil e necessária a ser implementada pela equipe econômica do novo governo e o varejo tem papel fundamental nessa resposta, por ser um grande empregador de mão de obra.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]