O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 30,9% em julho em São Paulo, em relação ao mesmo mês de 2014. Na comparação com junho deste ano, o recuo foi de 7,5% e passou de 81,7 para 75,6 pontos.
Os dados são apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório.
Segundo o levantamento, todos os índices que formam o ICF atingiram os menores patamares já registrados. O Perspectiva Profissional registrou a maior perda de pontos: 7,7, ao passar de 103,4 para 95,7 pontos. É a primeira vez que esse item fica abaixo do satisfatório, e isso significa que a maior parte das famílias está pessimista em relação a alguma melhora profissional durante os próximos seis meses.
A segunda maior queda percentual no mês foi no item Perspectiva de Consumo (10,5%), que atingiu 58,1 pontos. Nível de Consumo Atual, com variação de -5,4%, atingiu 53,2 pontos e está há 30 meses no patamar de insatisfação. Em julho, o item superou apenas o componente momento para duráveis.
Para a Federação, a renda familiar está visivelmente afetada pela inflação, que já beira os 9% em 12 meses na região metropolitana de São Paulo. A dificuldade em adquirir crédito e a alta dos juros agravam ainda mais o cenário.
Leia mais