/
/
Intenção de compra interrompe sequência de quedas

Intenção de compra interrompe sequência de quedas

Após apresentar números negativos desde janeiro, índice divulgado pela CNC permaneceu estável:+0,2%

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou, em agosto, leve aumento de 0,2% (120,8 pontos), na comparação com julho e queda de 2,1% em relação a agosto de 2013. O resultado dos últimos dois meses reflete uma estabilidade do índice, após quedas consecutivas desde janeiro deste ano.

No entanto, para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento impactam no desaquecimento da intenção de compras a prazo. A análise do acesso ao crédito apresentou queda de 2,8% na variação mensal, menor nível da série histórica e também queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

?É necessário enfatizar que, apesar dos resultados positivos de julho e agosto, a percepção das famílias ainda não está recuperada?, afirma a assessora da Divisão Econômica da CNC, Juliana Serapio. Componentes que formam a análise sobre mercado de trabalho apresentaram leve elevação, após atingir as mínimas das séries apuradas desde janeiro de 2010. O item Emprego atual registrou elevação de 0,5% em relação ao mês anterior, porém apresentou queda de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Já a análise da Perspectiva profissional teve crescimento de 0,8% em relação a julho deste ano e queda de 3,2% em relação a agosto de 2013. A CNC avalia que, embora o desemprego permaneça baixo, existem indícios de enfraquecimento na geração de vagas. ?Os maiores ajustes que poderão melhorar essa situação só deverão ocorrer ao longo de 2015?, afirma Serapio. Previsão para o ano ? Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia doméstica, a CNC revisa novamente para baixo a expectativa do volume de vendas do varejo de 4,5% para cerca de 4% em 2014.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio (CNC)


E o consumidor é foco central do maior Congresso sobre relacionamento com o cliente no planeta. Nos dias 9 e 10 de setembro, o CONAREC reunirá milhares de profissionais e lideranças das mais importantes empresas do país para debater conceitos e ideias inovadoras relacionados às melhores práticas de atendimento ao consumidor.


Leia mais:

Experiência do cliente: a mola propulsora da inovação

Relação com empresas precisa ser representativa para o cliente

Empresas e consumidores ainda divergem em relação a sustentabilidade

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]