* Por Jonatan Costa
A grande dificuldade que os gestores de compras enfrentam no dia a dia do seu trabalho, independentemente da área de atuação que estejam, é conhecer e ter o controle de todo o histórico de compras das empresas associadas. Com as Centrais de Compras, esses gestores podem ter essas informações de forma rápida, eficaz e sem depender de integrações ou interferência dos associados. O segredo é aplicar a inteligência estratégica nas centrais de negócios, otimizando assim o resultado final.
Por meio da captura de dados das Notas Fiscais eletrônicas dos associados, o sistema mostra ao gestor informações importantes sobre o que cada um está comprando, principalmente no que se refere a compras individuais que não passam pela central, podendo dessa maneira controlar com perfeição as verbas recebidas dos fornecedores e antecipar possíveis necessidades de compras dos associados.
Com os dados dessas notas em mãos o gestor poderá ter inúmeras informações relevantes, tais como conhecer a curva ABC de consumo de seus associados, planejar as compras, ter conhecimento de qual associado está conseguindo comprar com melhor preço e em maior quantidade, barganhar com os fornecedores e potencializar seu trabalho como gestor. Além dessas facilidades, poderá extrair custos e rotas dos fretes pagas para compreender melhor o impacto disso em sua logística. E, ainda, a rede cumpre com sua parte legal, em armazenar essas notas em formato XML em local seguro e organizado.
Além dessas facilidades, as PMEs ainda podem contar com outras vantagens, como: um maior poder de negociação com os seus fornecedores, a fim de diminuir seus custos e ter um produto com melhor preço e qualidade; a otimização de tempo e o resultado rápido proporcionando maior precisão, diminuindo a margem de erro e aumentando os lucros da empresa; e a elaboração de um relatório estratégico para o acompanhamento das compras, comparando os produtos, fornecedores, preços, entrega e outras vertentes para somar uma melhor compra.
As vantagens em utilizar uma central de compras são inúmeras, mas os detalhes fazem toda a diferença e a tecnologia está aí para melhorar cada vez mais o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, independente do tamanho da empresa.
* Jonatan da Costa é fundador da Área Central e obteve o prêmio Jovem Empreendedor de Destaque em 2014