/
/
Como a inteligência emocional pode alavancar sua carreira

Como a inteligência emocional pode alavancar sua carreira

Levantamento da TalentSmart aponta que certas habilidades podem impactar diretamente na produtividade ― e nos ganhos financeiros ― dos profissionais

Você já ouviu falar em inteligência emocional? O conceito pode ser amplo e pouco tangível, mas de maneira geral, engloba as competências pessoais e sociais que afetam a forma como tomamos decisões. As habilidades pessoais se traduzem na capacidade do indivíduo de manter-se consciente de suas emoções e gerenciar seu comportamento, enquanto o aspecto social consiste na sua capacidade de entender o humor, o comportamento e as motivações de outras pessoas, a fim de melhorar a qualidade de seus relacionamentos.

Inteligência emocional, Q.I. e personalidade

Esta característica não possui relação direta com a capacidade intelectual. Enquanto a inteligência se caracteriza pela habilidade de aprender, e portanto não varia ao longo da vida, a inteligência emocional é um conjunto flexível de competências que podem ser adquiridas e aprimoradas com a prática.

Assim como o Q.I., a personalidade também não pode ser usada para prever a inteligência emocional, já que ela também não muda. Antonio de Sousa, que é coach e mentor de Negócios, Executivos e Carreira, diz que esta característica está, normalmente, atrelada à capacidade de resiliência.

“Trata-se de poder suportar adversidades ao extremo e ser dono do seu controle emocional. Por mais que se diga que não devemos misturar trabalho com vida pessoal, considero quase impossível que isso não aconteça em algum momento”, diz. “Ter inteligência emocional é saber lidar com esses desafios de modo que eles não afetem seu desempenho profissional.”

Inteligência emocional
Imagem ilustrativa (Freepik)

Carreira e sucesso profissional

A inteligência emocional pode ajudar o profissional a focar sua energia em uma direção, obtendo, assim, melhores resultados. Após compará-la com outras 33 habilidades consideradas importantes no ambiente de trabalho, a TalentSmart descobriu que a inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho dos profissionais.

O levantamento também revelou que nove em cada dez trabalhadores de alta performance possuem inteligência emocional. No grupo com desempenho inferior, no entanto, apenas 20% possuem essa habilidade.

A consequência disso, naturalmente, é um ganho financeiro maior entre as pessoas com grau mais alto de inteligência emocional. De acordo com o estudo, esse grupo ganha, em média, US$ 29 mil a mais ― cerca de R$ 145 mil ― por ano do que os demais profissionais.

Como desenvolver esta habilidade

Esta habilidade requer um equilíbrio entre as áreas racional e emocional do cérebro. Sousa acredita que ela pode garantir uma resolução mais eficaz de desafios no ambiente de trabalho, e que pode ser desenvolvida por meio de muito treinamento. “Tudo na vida pode ser aprendido. Como a inteligência emocional não está relacionada a questões físicas, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.” Algumas dicas são:

1. Tenha empatia: tente se colocar no lugar de seus colegas de trabalho e ser mais aberto e aceitar suas perspectivas e necessidades;

2. Faça uma auto-avaliação: quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que pode trabalhar em algumas áreas para se tornar uma pessoa melhor? Reflita sobre essas questões e aja para transformar o que é possível; e

3. Examine suas reações a situações estressantes. A capacidade de manter a calma e controlar as situações difíceis é altamente valorizada no mundo dos negócios (e fora dele). Procure manter suas emoções sob controle quando as coisas derem errado, e assuma a responsabilidade por suas ações.


Por que as marcas precisam entrar na onda do Body Neutrality?
O que é Soft Economy? O termo mudará mercado de trabalho nos próximos anos
A ascensão da moda antivigilância

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]