Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a inteligência emocional pode alavancar sua carreira

Como a inteligência emocional pode alavancar sua carreira

Levantamento da TalentSmart aponta que certas habilidades podem impactar diretamente na produtividade ― e nos ganhos financeiros ― dos profissionais

Você já ouviu falar em inteligência emocional? O conceito pode ser amplo e pouco tangível, mas de maneira geral, engloba as competências pessoais e sociais que afetam a forma como tomamos decisões. As habilidades pessoais se traduzem na capacidade do indivíduo de manter-se consciente de suas emoções e gerenciar seu comportamento, enquanto o aspecto social consiste na sua capacidade de entender o humor, o comportamento e as motivações de outras pessoas, a fim de melhorar a qualidade de seus relacionamentos.

Inteligência emocional, Q.I. e personalidade

Esta característica não possui relação direta com a capacidade intelectual. Enquanto a inteligência se caracteriza pela habilidade de aprender, e portanto não varia ao longo da vida, a inteligência emocional é um conjunto flexível de competências que podem ser adquiridas e aprimoradas com a prática.

Assim como o Q.I., a personalidade também não pode ser usada para prever a inteligência emocional, já que ela também não muda. Antonio de Sousa, que é coach e mentor de Negócios, Executivos e Carreira, diz que esta característica está, normalmente, atrelada à capacidade de resiliência.

“Trata-se de poder suportar adversidades ao extremo e ser dono do seu controle emocional. Por mais que se diga que não devemos misturar trabalho com vida pessoal, considero quase impossível que isso não aconteça em algum momento”, diz. “Ter inteligência emocional é saber lidar com esses desafios de modo que eles não afetem seu desempenho profissional.”

Inteligência emocional
Imagem ilustrativa (Freepik)

Carreira e sucesso profissional

A inteligência emocional pode ajudar o profissional a focar sua energia em uma direção, obtendo, assim, melhores resultados. Após compará-la com outras 33 habilidades consideradas importantes no ambiente de trabalho, a TalentSmart descobriu que a inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho dos profissionais.

O levantamento também revelou que nove em cada dez trabalhadores de alta performance possuem inteligência emocional. No grupo com desempenho inferior, no entanto, apenas 20% possuem essa habilidade.

A consequência disso, naturalmente, é um ganho financeiro maior entre as pessoas com grau mais alto de inteligência emocional. De acordo com o estudo, esse grupo ganha, em média, US$ 29 mil a mais ― cerca de R$ 145 mil ― por ano do que os demais profissionais.

Como desenvolver esta habilidade

Esta habilidade requer um equilíbrio entre as áreas racional e emocional do cérebro. Sousa acredita que ela pode garantir uma resolução mais eficaz de desafios no ambiente de trabalho, e que pode ser desenvolvida por meio de muito treinamento. “Tudo na vida pode ser aprendido. Como a inteligência emocional não está relacionada a questões físicas, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.” Algumas dicas são:

1. Tenha empatia: tente se colocar no lugar de seus colegas de trabalho e ser mais aberto e aceitar suas perspectivas e necessidades;

2. Faça uma auto-avaliação: quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que pode trabalhar em algumas áreas para se tornar uma pessoa melhor? Reflita sobre essas questões e aja para transformar o que é possível; e

3. Examine suas reações a situações estressantes. A capacidade de manter a calma e controlar as situações difíceis é altamente valorizada no mundo dos negócios (e fora dele). Procure manter suas emoções sob controle quando as coisas derem errado, e assuma a responsabilidade por suas ações.


Por que as marcas precisam entrar na onda do Body Neutrality?
O que é Soft Economy? O termo mudará mercado de trabalho nos próximos anos
A ascensão da moda antivigilância

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]