/
/
Fórmula 1: Racing Bulls anuncia parceria para uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de carros

Fórmula 1: Racing Bulls anuncia parceria para uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de carros

Parceria entre a Neural Concept e a Visa Cash App Racing Bulls inaugura uma nova era de inovação aerodinâmica ao combinar Inteligência Artificial com Fórmula 1

Em um esporte onde cada milésimo de segundo pode determinar o resultado de uma corrida, a inovação tecnológica tem papel decisivo. A equipe de Fórmula 1 Visa Cash App Racing Bulls (VCARB) acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Neural Concept, empresa suíça especializada em Inteligência Artificial (IA) para engenharia, com o objetivo de elevar o desempenho aerodinâmico dos carros a novos patamares. A colaboração representa mais um passo da categoria rumo à integração entre ciência de dados, design de ponta e performance em pista.

A Neural Concept oferece uma plataforma baseada em IA que permite aos engenheiros criar, testar e aprimorar projetos de forma mais rápida e precisa. Essa tecnologia agora tem sido usada pela VCARB para transformar os fluxos de trabalho aerodinâmicos, com destaque para o uso de gêmeos digitais e simulações preditivas que aceleram o desenvolvimento de peças e componentes essenciais ao desempenho.

“Na Fórmula 1, cada milissegundo conta e a inovação na fase de projeto pode ser a diferença entre liderar o pelotão ou ficar para trás”, pontua Laurent Mekies, diretor de Equipe da Visa Cash App Racing Bulls. “Ao integrar a IA de engenharia de ponta da Neural Concept em nosso desenvolvimento aerodinâmico, estamos desbloqueando novos níveis de velocidade e precisão em nosso processo de projeto. Essa parceria nos permite explorar mais variantes de projeto, o que nos dá uma vantagem competitiva onde é mais importante”, completa.

IA no coração da aerodinâmica

Com a nova abordagem baseada em Inteligência Artificial, a equipe passa a avaliar milhares de variantes de projeto em ambientes complexos e reproduzem com fidelidade as condições reais das pistas, como vento, temperatura e dinâmica de fluidos. O objetivo é encontrar soluções de design que gerem ganhos tangíveis de performance com mais agilidade do que os métodos convencionais, como as simulações CFD (Computational Fluid Dynamics).

De acordo com a Neural Concept, a tecnologia capacita equipes com engenharia generativa 3D, análise preditiva e fluxos de trabalho colaborativos de IA. Assim, é possível reduzir o tempo de desenvolvimento em até 75%, aprimorar as características do produto, incluir eficiência, segurança, velocidade e aerodinâmica, além de capacitar os engenheiros para acelerarem o trabalho em 10 vezes.

“A Fórmula 1 é o campo de provas definitivo para a Inteligência em Engenharia, onde as decisões são levadas ao limite e cada ganho de desempenho conta. Nossa missão é revolucionar a engenharia com aprendizado profundo e desbloquear uma nova colaboração simbiótica entre a expertise humana e a velocidade e o poder analítico da IA. Esta parceria com o Visa Cash App Racing Bulls demonstra como os fluxos de trabalho de design orientados por IA podem transformar semanas de iteração em dias, ajudando as equipes a se moverem mais rápido, explorarem mais e se manterem à frente no ambiente de engenharia mais competitivo do planeta”, frisa Pierre Baqué, CEO e cofundador da Neural Concept.

Parceria de impacto

A tecnologia da Neural Concept, fundada em 2018 como um spin-off do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL), combina aprendizado profundo com modelagem tridimensional para gerar simulações rápidas e altamente precisas. A empresa já colabora com mais de 70 fabricantes e fornecedores globais, incluindo Bosch, General Motors, Airbus e OPmobility. A plataforma também se integra a soluções de engenharia de grandes parceiros tecnológicos, como NVIDIA e Siemens.

A entrada da companhia no universo da Fórmula 1 representa uma evolução na forma como as equipes desenvolvem carros. Com IA no centro do processo de concepção e validação de produtos, os engenheiros têm acesso a ferramentas de engenharia generativa, análise preditiva e colaboração em tempo real.

A equipe Visa Cash App Racing Bulls, por sua vez, tem uma trajetória marcada pela inovação e formação de talentos. Originalmente conhecida como Scuderia Toro Rosso, e posteriormente como Scuderia AlphaTauri, a escuderia italiana da Red Bull tem mais de 370 Grandes Prêmios disputados desde 2006. Foi responsável por revelar nomes que se tornaram protagonistas da Fórmula 1 e, em 2020, conquistou uma vitória emblemática no GP da Itália, já sob a nova identidade.

“Ao integrar a IA de engenharia de ponta da Neural Concept ao nosso desenvolvimento aerodinâmico, estamos alcançando novos níveis de velocidade e precisão em nosso processo de design. Esta parceria nos permite explorar mais variantes de design, o que nos dá uma vantagem competitiva onde é mais importante”, finaliza Laurent Mekies.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

*Foto: Jay Hirano / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]