Insights globais do Google para as empresas em 2020
Insights globais do Google para as empresas em 2020
Veja instruções de profissionais do marketing para que seu negócio faça a diferença durante o ano
Aline Barbosa
3 min leitura
Para trazer inspirações e ajudar o planejamento de futuros trabalhos, o Think With Google desenvolveu um relatório com dicas de alguns dos maiores profissionais do marketing do mundo. As instruções podem ajudar o cenário corporativo das empresas e os profissionais a progredirem durante o ano. E gente, óbvio, não poderia deixar de compartilhar com vocês!
Aprenda com piratas
O mundo dos negócios exige coragem e muito aprendizado (e isso todo mundo já sabe). De acordo com Sam Connif, colaborador do Think with Google, as pessoas devem ter inspiração para serem disruptivas e não terem medo de ultrapassar limites, assim como os piratas de filmes.
“Descobrimos que a intersecção entre ingenuidade e sabedoria é um lugar muito interessante. Se tiver só ingenuidade, você acaba fazendo muitos vídeos sobre gatos. Se tiver só sabedoria, você acaba tomando decisões baseadas unicamente em dados. A criatividade produtiva reúne o melhor desses dois comportamentos” – Sam Connif.
Sem clichê! Use dados para romper estereótipos
Pesquisar assuntos fora do que a mídia (geralmente) propõe pode ajudar na descoberta de questões que muitas vezes ficam escondidas em estereótipos. Marcella Campos, Head de Marketing do YouTube Brasil, fez uma análise sobre o que as mulheres brasileiras estão assistindo na plataforma de vídeos e expôs seus resultados.
“Usar dados é uma maneira de quebrar estereótipos. Quais são os assuntos mais buscados pelas mulheres no YouTube? Engana-se quem pensa em clichês como maquiagem, dicas de decoração ou culinária. Igualdade de gênero, direitos da mulher e atividades saudáveis surgem com força, assim como privacidade na Internet, religião, novos formatos de família, empreendedorismo e economia criativa” – Marcella Campos.
Maturidade digital é uma constante mudança
Muitas empresas ainda têm dúvidas e dificuldades para conseguir desvendar os passos para alcançar a maturidade digital. Para os profissionais do Google, essa é uma questão simples: ao invés de ver o assunto como um produto final, ele deve estar implantado o tempo todo, com uma constante evolução e provocando mudanças.
“A grande maioria das empresas está avançando em meio à neblina. Dos 1.800 gestores entrevistados pela Bpifrance, 34% citam a complexidade como o principal obstáculo à transformação digital da sua empresa. 32% indicam a falta de habilidades internas como o principal impeditivo e 28% apontam a falta de recursos como problema central. Será que a gente deve continuar falando sobre transformação digital? Talvez o segredo esteja em tentar entender essa transformação como uma mudança constante, e não como o destino final” – Antoine Boulte, Diretor de Insights e Business Solutions, Google EMEA.
Retenção é um fator de crescimento
Shutterstock
Com a revolução dos smartphone acontecendo em nossas mãos (literalmente) é muita fácil ter acesso a qualquer informação o tempo todo. Diante disso, as marcas precisam manter uma presença constante em veículos digitais e mobile para atrair os clientes.
“Empresas que elegerem a experiência mobile como uma prioridade séria, eficaz e personalizada vão conquistar ainda mais clientes. Como profissionais de marketing, sempre estabelecemos o crescimento dos negócios como meta. E o principal fator de crescimento é a retenção” – Daniel Ferro, Diretor de Corporate Marketing do Mercado Livre.
As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz. Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.
CONSUMIDOR MODERNO é uma publicação da Padrão Editorial Ltda. www.gpadrao.com.br Rua Ceará, 62 – Higienópolis Brasil – São Paulo – SP – 01234-010 Telefone: +55 (11) 3125-2244 A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos publicados nesta revista, salvo expresso consentimento dos seus editores. Padrão Editorial Eireli. Consumidor Moderno ISSN 1413-1226
NA INTERNET Acesse diariamente o portal www.consumidormoderno.com.br e tenha acesso a um conteúdo multiformato sempre original, instigante e provocador sobre todos os assuntos relativos ao comportamento do consumidor e à inteligência relacional, incluindo tendências, experiência, jornada do cliente, tecnologias, defesa do consumidor, nova consciência, gestão e inovação.
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