Na edição deste mês da revista Consumidor Moderno, foram publicados os resultados de mais um estudo “As Empresas Mais Inovadoras na Prestação de Serviço ao Cliente no Brasil”, desenvolvido pela consultoria DOM Strategy Partners.
O ranking foi produzido a partir dos seguintes critérios: proposta de valor, diferenciação em produtos, serviços de valor agregado, atendimento ao cliente, posicionamento, canais alternativos, colaboração com usuário, sustentabilidade, mobilidade e tecnologias, disponibilidade, conteúdo e causas e bandeiras.
Esses critérios são inseridos dentro de três dimensões, quais sejam no estudo: Adequação (orientada a se adequar a padrões ou benchmarks), incremento (a vantagem competitiva de curto e médio prazo) e a ruptura (vantagem competitiva de longo prazo).
A média desses critérios inseridos em dimensões resultou em ranking. Na CM, você conheceu as 100 maiores empresas dentro de uma média inseridas nos critérios mencionados anteriormente. Agora, conheça o curioso cluster “Top Innovators”, que exibe a inovação em estado bruto – uma busca pura e simples por um produto ou serviço inovador.
Para efeito de composição do ranking, foram selecionadas as empresas que tiveram notas entre 9 a 10 (a máxima). Em linhas gerais, a categoria Bancos e Setor Financeiro teve o melhor desempenho com quatro empresas nesse ranking. Depois aparece convergência (3) e varejo e redes alimentícias (2).
TOP Innovators
Apple (Hors Concours) – 9,13
Nespresso – 9,11
Uber – 9,1
Eataly – 9,09
Itaú Unibanco – 9,08
Netflix – 9,07
O Boticário – 9,06
Chilli Beans – 9,05
Hospital Albert Einstein – 9,04
Multiplus – 9,03
Porto Seguro – 9,03
Starbucks – 9,02
Bradesco – 9,02
Wine.com.br – 9,01
Whirlpool – 9
Google – 9
Nubank – 9