/
/
ARTIGO: Por que associamos inovação à tecnologia, mas não às nossas vidas?

ARTIGO: Por que associamos inovação à tecnologia, mas não às nossas vidas?

inovação não é melhoria contínua, mas, sim, fazer algo novo, diferente, que nunca foi feito antes. Para inovar, você precisa assumir o alto risco de errar

Já faz algum tempo que a temática da #INOVAÇÃO se faz presente (aliás, quase obrigatória) no mundo dos negócios. E nem poderia ser diferente, afinal, as marcas e profissionais que mais investem em criatividade e criação, que mais assumem riscos para apostar nas novidades e mais se comprometem a aprender com os próprios erros, eventualmente, saem na frente e se sobressaem. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, inovar não é uma ação restrita ao universo da tecnologia.

Primeiro porque, para começar, nenhuma tecnologia se “autoinova”. Somos nós, homens, os responsáveis pela construção da inovação, pela tentativa e erro que gera o novo, que gera algo que nunca foi feito antes.

É verdade que a inteligência artificial promete mudar esse cenário mas, ainda assim, inovação sempre anda de mãos dadas com desenvolvimento humano. Os novos robôs, computadores, carros, smartphones, máquinas (…), bem, tudo isso só foi e continua a ser possível porque, por detrás de toda tecnologia inovadora, há cabeças pensantes. E essas cabeças pensantes, querendo ou não, só obtiveram tais resultados porque fizeram, de suas próprias vidas, um processo contínuo de inovação.

O que é inovação pessoal?

Antes de continuar, deixe-me explicar melhor: inovação não é melhoria contínua, mas, sim, fazer algo novo, diferente, que nunca foi feito antes. Para inovar, você precisa assumir o alto risco de errar, bem como desenvolver resiliência para seguir em frente.

Na prática, ao escolher um caminho que nunca percorreu, muito provavelmente, você vai sentir medo; vai cometer falhas; vai se deparar com obstáculos complexos, que nunca imaginou que pudesse enfrentar. Aliás, sendo bem honesta, as chances são de que também vai sofrer quedas, dúvidas e angústias, afinal, estará fora do seu lugar comum.

Mas inovação pessoal é exatamente isso: é sair do lugar comum, do piloto automático, para que possa se reinventar, de dentro para fora, criando um novo jeito de ser, pensar e agir, alinhado com quem realmente deseja ser. Ou seja, para praticá-la, você precisará sair do paradigma da melhoria contínua, automática e espontânea para assumir as rédeas da mudança consciente, intencional e positiva.

Por que a inovação pessoal vale a pena?

À frente do Processo Hoffman há mais de 35 anos, tive a incrível oportunidade de testemunhar de perto o impacto da autoconsciência e da inteligência emocional na vida de quem se dispõe à inovação pessoal. Antes de viverem esse, que é o maior treinamento de autoconhecimento do mundo, muitos dos meus alunos estavam sofrendo com as dores do comodismo: infelizes em suas rotinas pessoais, familiares e profissionais, mas sem nem saber por onde começar uma guinada.

inovação

Alguns, aliás, já estavam tão acostumados com a infelicidade, que não conseguiam nem mesmo reconhecê-la! Em seus relatos, traziam um vazio sem fim, uma falta de conexão e de propósito, um senso de que, mesmo quando tudo parecia 100% perfeito, ainda assim… Alguma coisa continuava fora do lugar, o que lhes causava ansiedade, depressão e tantos outros sintomas emocionais.

E é nessas horas que a inovação pessoal faz toda diferença. Nós só conseguimos dar novas respostas a velhos problemas se decidirmos inovar. Do contrário, estaremos fadados aos velhos círculos viciosos, em que ora estamos por cima, ora por baixo, mas nunca realmente satisfeitos com nada do que a vida nos apresenta.

Na inovação pessoal, nada é por acaso

Na inovação pessoal, vale lembrar, “estar por baixo” é sinônimo de aprendizado. Mas sem forçar a barra. Você simplesmente sabe, profundamente, que aquela situação lhe propicia uma chance única de crescimento – e, por isso, a aproveita ao máximo, empregando toda a sua criatividade para transformá-la em algo positivo.

Na inovação pessoal, nada acontece por acaso; tudo serve a um propósito – até mesmo a curiosidade por um texto como esse, que versa sobre inovação pessoal.

Aliás, espero que tenha gostado e que esse conteúdo possa fomentar sua criatividade e sua coragem!

Até a próxima.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]