Dubai – Emirados Árabes – A dinâmica do varejo atrai novos negócios e gera oportunidades de valor inestimável. O pitch de inovação desse último dia do World Retail Congress apresentou 6 startups que apresentam soluções notáveis para aumentar a eficiência e buscar indicadores mais precisos de performance nas operações de varejo.
O painel trouxe Daniel Bobroff, sócio-fundador da Fashion Tech Ventures como apresentador e jurado e Sarah Jones – fundadora e CEO do Mini Exchange, um marketplace para crianças; Isabelle Kenyon, Chief Operation Officer da Burch Creative Capital e Ken Seiff da Beanstalks, todos como jurados. Foi deles a palavra final sobre a startup vencedora, que coincidiu com a votação deste articulista (quando a plateia foi convidada a votar).
A seguir, um resumo do pitch. Vejam com atenção e percebam como jovens do mundo todo estão atentos às ineficiências do varejo e buscam soluções para resolvê-las.
Hoxton analytics – uma empresa dedicada a fornecer dados preciso sobre a movimentação dos consumidores nas lojas físicas. E conseguem fazer isso da forma mais inesperada, menos invasiva e interativa possível. Por meio de mini-câmeras vitais espalhadas estrategicamente. A ideia é simples. Elas registram, com 97% de pr cisão, quantas pessoas entram nas lojas, que caminho fazem, onde se detém com maior atenção, quanto tempo ficam, sem demonstram impaciência. Os relatórios são obtidos em tempo real e a ainda garantem a privacidade das pessoas, medida em que só os pés são filmados. E, claro, todo varejo pode utilizar.
Photospire – está empresa oferece uma solução para melhorar significativamente a qualidade de respostas e click through de campanhas em geral. A ferramenta de analytics customiza ofertas em vídeo e envia por e-mail a partir da análise do comportamento do usuário on-line. Não impressionou muito, na ,edita em que taxas de clique não são consideradas como componente de conversão.
PinMeTo – essa solução conecta lojas com consumidores presentes em alguma rede social – qualquer uma, em tempo real. Depende da permissão do usuário receber ofertas personalizados a qualquer hora e em qualquer lugar. Funciona como um spot de wifi, notificando o cliente que está no Instagram, por exemplo, que a loja “X” tem uma oferta especial.
Pretlist – a solução mais complexa apresentada. Procura melhorar a eficiência da cadeia de valor, controlando rupturas de estoques do varejo com as indústrias, para que o usuário do e-commerce possa sempre receber o pedido. Cada pedido em que eles conseguem resolver uma ruptura, levam uma comissão.
Sizer – uma solução genial. Um App que funciona como um Pay pão das medidas individuais de cada pessoa. Dessa forma, varejistas integrados ao sistema minimizam espetacularmente a chance da roupa ou calçado não ter a exata medida pretendida pelo consumidor. Ele registra suas medidas no App e pode colocar detalhes que envolvem estilos de calças, camisas, saias, camisetas, facilmente. Ao comprar on-line ou nas lojas, basta que a loja acesse os dados do cliente registrados para que ele possa saber exatamente qual o tamanho da peça sem necessidade de converter medidas diferentes. Especialmente indicados para turistas.
Zigzag global – uma surpresa incrível, pela simplicidade e elegância da proposta. O Zigzag vendeu-se em 3 minutos. Basicamente é uma plataforma de devolução de entregas. Resolve o problema gigantesco de todo e-commerce no mundo todo: o produto não serviu, não funcionou, não agradou, o cliente quer devolver, sem problemas. O Zigzag coleta, concentra em um CD, faz volume de inventário similar e revende, mais ou menos como um escritório de cobrança que adquire uma carteira de inadimplentes. Aumenta a eficiência do e-commerce e captura valor resolvendo problemas de clientes e redes varejistas. Não por ação, Zigzag foi o vencedor do pitch. Cairia como uma luva em um país como o Brasil. E, claro, a ambição deles, é fazer isso globalmente, uma Amazon da devolução.
*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão
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