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A inovação ao alcance do grande e do pequeno varejo

A inovação ao alcance do grande e do pequeno varejo

Criar uma cultura inovadora é o objetivo de toda empresa. No Shoptalk 2017, vimos como varejistas de qualquer tamanho podem competir inovando

Las Vegas (EUA) – Um dos painéis de abertura do Shoptalk 2017 debateu de que forma empresas como startups e gigantes varejistas podem manter, reforçar ou criar uma cultura de inovação permanente. O debate com o tema: “Como gerar inovação tanto em startups como em grandes empresas”, reuniu os executivos Daniel Broukhim, Co-fundador e Co-CEO da FabFitfun; Mike Edwards, CEO da eBags e Andrea Weiss, fundadora da The O Alliance.
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O fato é que estimular uma cultura inovadora é sempre um desafio para as corporações. O espírito startup se caracteriza por encarar cada contratação como uma forma de gerar impacto na maneira pela qual uma empresa irá crescer e vender sua proposta de valor, seus produtos, serviços e ideias. Essa visão normalmente encontra barreiras nas empresas mais tradicionais e em muitos casos, nas empresas líderes. O uso equivocado de processos de seleção e de operação podem inibir a inovação.
O painel do Shoptalk teve o mérito de colocar executivos que estiveram à frente grandes corporações e startups para mostrar como lidaram com esse desafio da inovação e como a liderança pode agir para manter empresas competitivas em mercados impactados por mudanças aceleradas.
Andrea mediou a conversa destacando como Daniel inovou ao oferecer um e-commerce de produtos para bem-estar entregues de modo recorrente, quatro vezes ao ano. Ou seja, a cada três meses, os membros do clube FabFitFun, recebem uma caixa com itens “fabulosos” especialmente escolhidos pelo “time da empresa”.
Mike da eBags, por sua vez, comanda um negócio voltado para tudo o que se relaciona à viagens. A ideia de inovação da empresa foi desacreditar que malas e artigos de viagem poderiam ser adquiridos on-line. Hoje, fazem parte do marketplace da Amazon. E curiosamente funcionam como marketplace de “artigos de viagem”.
Métricas de sucesso
A FabFitFun acredita que as melhores ideias podem vir de qualquer área da companhia. “Eu penso que devo melhorar a mim mesmo, minha empresa, é tudo o que cerca o meu negócio. Por isso, devemos ter uma cultura voltada à inovação permanente”. Mike concorda: “Em um mundo voltado para a velocidade digital, não é interessante dizer o que é necessário, é melhor ir e fazer… Na Staples eu criei times de inovação que se dedicaram a fomentar esse espírito na empresa”.
Em um espírito de startup, ter atitudes como convicção é essencial. Startups não sobrevivem sem convicções. “Ideias não têm dono em uma startup”, afirma Daniel, “mas são nossas convicções que elevam os padrões de nosso julgamento para que possamos produzir inovações com qualidade”.
A eBags enfrentou um grande desafio com o desenvolvimento da estratégia mobile. Nesse momento, foi necessário pensar e conversar muito, atuar em colaboração, basear a estratégia em uma tag que se conectasse com o App para pedidos on-line. Conseguiram desenvolver a ideia e a tecnologia em apenas seis semanas, conciliando a experiência do consumidor com uma ação mobile de qualidade. A ideia foi genial. De forma simples, a tag permite que viajantes possam se conectar com suas malas eventualmente extraviadas. Dessa forma, é possível ao viajante controlar as informações de contato da própria bagagem e ainda cria uma comunidade de usuários que podem se ajudar em caso de perda ou roubo de bagagens por meio da hashtag #wanderlovers.
E quando a inovação falha?
Daniel diz que a melhor vacina contra inovações que falham é buscar falhar rápido. Dessa forma é possível corrigir o rumo com o aprendizado derivado da eventual falha. Mike enfatizou que é necessário ensinar as pessoas a reagirem quando há uma falha. A eBags procura seguir alguns princípios que norteiam a sua inovação, entre eles, alguns para que as falhas não sejam recorrentes:
1. Aprenda com o passado;
2. Atraia novos talentos;
3. Abrace seus valores;
4. Encontre um foco;
5. Pratique a disrupção;
6. Teste rápido
O CEO da eBags diz que é fundamental ser muito paranoico, 24 horas por dia porque em e-commerce, disrupções surgem a todo momento. “Os dados dizem tudo. Analisar de que forma o consumidor muda é essencial e demanda que sua empresa seja veloz na resposta para essas mudanças”.
Para Daniel, um roadmap da inovação passa por determinadas ações, entre elas:
1. Começar pequeno;
2. Estar aberto a ideias;
3. Reduza o custo do risco, procurando pontos de contato com o seu negócio;
4. Trabalhe convicções para melhorar a capacidade de julgamento da equipe;
5. Assegure que vencer signifique impacto para o negócio;
6. Aumente o tamanho e o valor das apostas de acordo com o tamanho da sua empresa;
7. Não descanse sobre os seus louros, experimente e aprimore.
Esses princípios gerais podem ser analisados caso a caso e implementados no todo ou em parte nas mais diferentes empresas, nas redes varejistas de qualquer segmento. Boas lições que o Shoptalk 2017 trouxe.
Acompanhe a cobertura do Shoptalk 2017 aqui no Portal NOVAREJO por meio da #nvnoshoptalk. A cobertura completa do evento você confere na revista digital NOVAREJO, bem como nas redes sociais.

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