/
/
“Informação é direito básico do consumidor”, diz Toffoli

“Informação é direito básico do consumidor”, diz Toffoli

Falta de informação colabora para aumento da judicialização, o que é ruim para os consumidores e também para as empresas
Dias Toffoli, ministro do STF, fala da importância da informação nas relações de consumo para evitar aumento de judicialização.
Dias Toffoli, ministro do STF, fala da importância da informação nas relações de consumo para evitar aumento de judicialização.
Shutterstock

Antes do tema Defesa do Consumidor se tornar lei, em 11 de março de 1991, os Procons já existiam. Contudo, como não havia legislação específica para as relações consumeristas, as empresas podiam quase tudo. Casos de abuso, hipossuficiência, propaganda enganosa, venda casada e falta de informação eram de praxe.

O holofote do Supremo então, agora, está no direito à informação.

“A informação é direito do consumidor – e direito básico. Tudo porque é a informação que assegura a escolha consciente”, explica Toffoli. Assim, para a empresa isso também é oportuno porque ela consegue se resguardar. Tudo graças ao consentimento informado ou a vontade qualificada da pessoa que compra ou adquire serviços.

Isenção de obrigações

Dias Toffoli citou alguns exemplos que Suprema Corte vem demandando das empresas informações transparentes. Um deles foi a palavra final que a relação cliente-banco é sim uma relação consumerista. Ademais, o STF já decidiu pela constitucionalidade de lei que assegura o consumidor o direito de obter informações ostensivas sobre natureza, procedência e qualidade de combustíveis comercializados em postos. “Também considerou válida a determinação de constar nas embalagens de café a quantidade de cada espécie vegetal de que se compõe o produto”, afirmou.

Por fim, Toffoli citou as leis estaduais que determinaram, em supermercado, a exposição em espaços exclusivos para produtos orgânicos e sem glúten. Tudo isso, segundo ele, visa privilegiar o direito de informação do consumidor. “A Corte atua como um baluarte contra práticas abusivas ao discutir sobre a efetividade da tutela dos direitos do consumidor no Brasil”.

Excesso de judicialização

As declarações de Dias Toffoli foram concedidas no 35º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-SP.



Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

CM Responde: estabelecimento é responsável por furto ou dano em veículo no estacionamento?
Mesmo quando o estacionamento é gratuito, empresas podem ter de indenizar o consumidor por danos ou furtos
Transparência não é checklist: por que 7 em cada 10 brasileiros já apostaram no ilegal
Especialistas destacam que comunicação clara, educação do consumidor e proteção de dados são essenciais para transformar exigências regulatórias em confiança e diferenciar operadores legalizados
Sem transação, não tem aposta: o cerco financeiro contra as bets ilegais
Pix, dados e compliance ganham protagonismo no combate ao mercado irregular.
Ricardo Morishita, advogado e professor do Instituto de Direito Público (IDP).
Normalizar a lesão ao consumidor cria um problema de democracia, alerta Ricardo Morishita
No 24º Seminário IBRAC de Relações de Consumo, secretário Nacional do Consumidor relaciona responsabilidade civil à capacidade de prevenir danos e oferecer respostas efetivas à sociedade

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda? A IA democratizou o cibercrime O esporte de 90 minutos ficou longo demais para o celular?