Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz constatou que 69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados.
Em números absolutos, isso significa que 45,3 milhões de pessoas já adquiriram produtos não originais. O público que mais compra é jovem, pertence à classe C e possui menor escolaridade.
Fernanda Pelinzon/Conhecimento e Inteligência Grupo Padrão
Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, frequentemente a fabricação de falsificados está inserida em um contexto de exploração da mão de obra, com baixíssimas remunerações e péssimas condições de trabalho. “Esse mercado pode servir para financiar uma série de outras atividades criminosas”, alerta Pellizzaro.
Estima-se que o mercado perca 30 bilhões de reais com a venda ilegal de produtos piratas, considerando apenas 13 segmentos da indústria, segundo o Fórum Nacional de Combate à Pirataria.
Leia mais
(Infográfico) Impostos: eles controlam nossa vida