Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inflação eleva custo de vida em SP

Inflação eleva custo de vida em SP

Consumidores enfrentam preços mais altos na região metropolitana, aponta FecomercioSP

O custo de vida do paulistano vem sendo bastante afetando pelo aumento nos preços dos serviços. De acordo com uma pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Custo de Vida por Classe Social (CVCS) apontou que os preços de produtos e serviços na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aceleraram no mês de setembro.

Leia também:
Confiança do consumidor de SP cai 23,4%  

A pesquisa mostra o quanto ?as famílias da RMSP têm sido castigadas pelo aumento dos preços de itens básicos?. No segmento de Habitação, o aumento foi de 20,53% nos últimos 12 meses ? a maior entre todos os grupos avaliados. Já o item alimentação e bebidas, que têm maior peso no orçamento familiar (23%), sofreu acréscimo de 10,34% em relação ao mesmo mês de 2014.

Segundo a assessoria econômica da Entidade, o maior agravante se encontra no fato de que as elevações mais expressivas estão concentradas em bens essenciais e que, por este motivo, não podem ser excluídas do orçamento. Com isso, é cada vez menor o poder de compra das famílias, o que resulta no arrefecimento da atividade econômica.

Leia também:
Varejo representa 7,5% das tentativas de fraude 

Preços mais altos no varejo
No acumulado entre os meses de janeiro e setembro de 2015, o Índice de Preços do Varejo (IPV) já atingiu alta de 5,83%. Em 12 meses, a elevação foi de 7,21%. Já é o décimo terceiro mês consecutivo que o indicador apresenta variação positiva.
A maior contribuição altista do IPV veio do grupo Habitação, que apresentou variação de 2,37% em setembro, puxada pelo reajuste nos preços do gás de botijão (12,26%), seguido de detergentes (2,47%). O grupo acumula alta de 9,38% no ano e de 10,19% nos últimos 12 meses.

Alimentos e bebidas foi o segundo grupo que mais impactou no resultado do indicador, registrando a maior alta acumulada (10,24%) em 12 meses. Os destaques de aumento foram os subgrupos de Aves e Ovos (5,43%), Carnes (1,37%), Sal e condimentos (1,33%), Açúcares e derivados (1,32%) e Pescados (1,08%).

O que mais pesou no bolso das famílias
Há 16 meses que o Índice de Preços de Serviços apresenta crescimento. O último resultado de queda foi em 2014, ao registrar -0,55%. O indicador acumula alta de 10,96% no ano e de 12,92% nos últimos 12 meses.

Todos os nove grupos que integram o IPS tiveram alta, com destaque para o segmento de Transporte, cuja variação mensal foi de 4,26%, alavancado pelo preço das passagens aéreas: 30,48%. O aumento nos preços das passagens aéreas influenciou a alta mensal do subgrupo transporte público, com incremento de 7,29%.

No acumulado do ano, o preço do serviço de água e esgoto encerrou o mês de setembro com com alta de 18,92%. Só a energia elétrica residencial de setembro registrou elevação de em 12 meses.

Leia também:
Movimento do comércio cai 3,3%

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]