/
/
Implante de chip corporal avança na Europa – e já preocupa muita gente

Implante de chip corporal avança na Europa – e já preocupa muita gente

O uso de chips de RFID vem ganhando adeptos no Velho Mundo, inclusive dentro das empresas. No entanto, já existem vozes contrárias a tecnologia

É cada vez maior o número de pessoas que instalam chips com tecnologia RFID (sensor por aproximação) nos EUA e em países da Ásia e Europa. No entanto, a tecnologia já vem causando muita polêmica, especialmente sobre o uso corporativo do aparelho. Um dos maiores sindicatos do Reino Unido, inclusive, mostrou preocupação com o tema e afirma que o chip poderia limitar a privacidade dos funcionários.

No último fim de semana, o assunto foi tema de uma reportagem do jornal britânico The Guardian. Eles acompanharam os passos da BioTeq, uma startup especializada na produção de chip e que já terio feito introduzido mais de 150 implantes – a maioria deles em pessoas comuns.

Em linhas gerais, o chip da BioTeq possui o tamanho de um grão de arroz e pode custar até £260 por pessoa. Ele é introduzido em qualquer parte de um corpo de uma pessoa (muitas pessoas optam pela mão) e tem a função de  armazenar informações pessoais sobre uma pessoa que usadas para desbloquear desde produtos ou limitar o acesso a determinados lugares.

No Reino Unido, o aparelho tem sido usado por funcionários para ter acesso ao interior de uma companhia. No entanto, nem todo mundo aprovou a tecnologia. Um dos maiores sindicatos do Reino Unido, com mais de 190 mil inscritos, está preocupado com o chip e afirma que o aparelho promove uma invasão à privacidade de seus funcionários.

Suécia

Mas a BioTeq não está sozinho nessa empreitada. A mesma reportagem cita a Biohax, outra fabricante dessa tecnologia e cogita exigir o uso do chip em todos os seus funcionários. No momento, a companhia estaria ouvindo a opinião de algumas consultorias de negócios e advogados sobre o tema.

Ainda de acordo com o periódico, a Biohax tem planos de abrir um escritório em Londres. Hoje, segundo a companhia, existe quatro mil pessoas foram microchipadas pela companhia, a maioria delas na Suécia. A empresa estaria trabalhando em parceria com uma companhia estatal de ferrovias da Suécia (a Statens Järnvägar) para a adoção da tecnologia no acesso aos trens. Ou seja, ao invés do seu bilhete único, o chip daria acesso a composição.

Além disso, a reportagem afirma que há grande empresa (o nome não foi revelado) estudando a adoção do chip.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]