Pesquisar
Close this search box.
/
/
O impacto da digitalização na experiência de pacientes e profissionais da saúde

O impacto da digitalização na experiência de pacientes e profissionais da saúde

“Nós enxergamos a transformação digital na saúde como um desafio tecnológico superável, sendo possível implementar soluções que já estão prontas” diz executiva da Schneider Electric

As inovações tecnológicas têm causado uma revolução na área da saúde, proporcionando uma mudança na experiência do paciente. As interações entre esse setor e os consumidores foram aprimoradas, proporcionando maior agilidade e simplicidade na jornada de cuidados e bem-estar dos pacientes.

Uma das mudanças evidentes é a ascensão da telemedicina. Consultas virtuais têm se tornado uma realidade comum, proporcionando aos pacientes a capacidade de se conectar com profissionais de saúde sem sair de casa. Isso não apenas economiza tempo, mas também elimina barreiras geográficas, permitindo o acesso a especialistas de todo o mundo.

Em um relatório da Bain & Company realizado nos EUA mostrou que   65% dos consumidores de serviços de saúde buscam melhores condições de atendimento e revela que as expectativas dos pacientes estão em ascensão. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram esperar uma maior capacidade de resposta por parte dos prestadores de serviços de saúde, em comparação com o que experimentavam há apenas três anos.

Os novos modelos de negócios de saúde passaram a ouvir mais os apelos dos pacientes e chamaram a atenção de grandes provedores tradicionais de saúde em todo o atendimento, ao oferecer uma melhor experiência em toda a jornada do paciente. O estudo constatou que, em todos os setores, as organizações centradas no cliente crescem duas vezes mais rápido e gerando retornos médios totais para os acionistas.

A Schneider Electric, líder global em transformação digital e eficiência energética, destacou a importância da tecnologia na evolução das instalações de saúde para atender às crescentes demandas de pacientes e profissionais que buscam uma experiência personalizada e de qualidade.

“Nós enxergamos a transformação digital na saúde como um desafio tecnológico superável, sendo possível implementar soluções que já estão prontas. Em nossa visão, a abordagem colaborativa na área da saúde é indispensável para atender às expectativas dos pacientes e funcionários”, afirma Patrícia Lombardi, Building Segment Leader South para América do Sul da Schneider Electric.

Digitalização beneficia pacientes e funcionários

O Hospital Pavilion da Universidade da Pensilvânia (EUA) adotou um design centrado nos pacientes, proporcionando a eles controle sobre seus espaços individuais e permitindo ajustes na temperatura e iluminação por meio de uma interface simplificada.

O projeto transferiu tarefas de manutenção do quarto para o corredor, criando um ambiente mais propício à cura, bem como resultando em uma melhoria nos índices de satisfação dos pacientes.

Para os profissionais de saúde, a automação de tarefas rotineiras faz toda a diferença no dia a dia, como a obtenção de informações do paciente, que automaticamente entram nos registros médicos eletrônicos, exibindo-as digitalmente fora da sala. Isso permite que os profissionais se concentrem na recuperação dos internados, reduzindo a papelada e o risco de erros humanos.

Não à toa, que a Inteligência Artificial (IA) na área da saúde promete ser revolucionar a prestação de cuidados. De acordo com o estudo Futuro da Saúde elaborado pela PWC, até o fim da década atual, a saúde será ainda mais personalizada, digitalizada e apoiada por inteligência artificial, com soluções perfeitamente integradas à vida diária dos pacientes.

Os benefícios são muitos com a digitalização desse setor, desde otimizar diagnósticos, analisar grandes conjuntos de dados médicos para identificar padrões e até mesmo prever possíveis complicações de saúde.

Essas inovações podem resultar em tratamentos mais eficazes e personalizados, alinhados às necessidades individuais de cada paciente, agindo diretamente na satisfação do paciente.

“Seguimos comprometidos com a digitalização dos setores para a otimização de processos e satisfação de nossos clientes.”, explica Patrícia Lombardi.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]