As inovações tecnológicas têm causado uma revolução na área da saúde, proporcionando uma mudança na experiência do paciente. As interações entre esse setor e os consumidores foram aprimoradas, proporcionando maior agilidade e simplicidade na jornada de cuidados e bem-estar dos pacientes.
Uma das mudanças evidentes é a ascensão da telemedicina. Consultas virtuais têm se tornado uma realidade comum, proporcionando aos pacientes a capacidade de se conectar com profissionais de saúde sem sair de casa. Isso não apenas economiza tempo, mas também elimina barreiras geográficas, permitindo o acesso a especialistas de todo o mundo.
Assim como os telefones celulares de primeira geração foram aprimorados ao longo do tempo, o setor passa por uma transformação digital necessária. Os médicos estão cada vez mais em ambientes digitais, elevando suas expectativas em relação à digitalização do trabalho, porém, apesar de a evolução estar em progresso, ainda há muito para avançar.
Em um relatório da Bain & Company realizado nos EUA mostrou que 65% dos consumidores de serviços de saúde buscam melhores condições de atendimento e revela que as expectativas dos pacientes estão em ascensão. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram esperar uma maior capacidade de resposta por parte dos prestadores de serviços de saúde, em comparação com o que experimentavam há apenas três anos.
Os novos modelos de negócios de saúde passaram a ouvir mais os apelos dos pacientes e chamaram a atenção de grandes provedores tradicionais de saúde em todo o atendimento, ao oferecer uma melhor experiência em toda a jornada do paciente. O estudo constatou que, em todos os setores, as organizações centradas no cliente crescem duas vezes mais rápido e gerando retornos médios totais para os acionistas.
A Schneider Electric, líder global em transformação digital e eficiência energética, destacou a importância da tecnologia na evolução das instalações de saúde para atender às crescentes demandas de pacientes e profissionais que buscam uma experiência personalizada e de qualidade.
“Nós enxergamos a transformação digital na saúde como um desafio tecnológico superável, sendo possível implementar soluções que já estão prontas. Em nossa visão, a abordagem colaborativa na área da saúde é indispensável para atender às expectativas dos pacientes e funcionários”, afirma Patrícia Lombardi, Building Segment Leader South para América do Sul da Schneider Electric.
Digitalização beneficia pacientes e funcionários
O Hospital Pavilion da Universidade da Pensilvânia (EUA) adotou um design centrado nos pacientes, proporcionando a eles controle sobre seus espaços individuais e permitindo ajustes na temperatura e iluminação por meio de uma interface simplificada.
O projeto transferiu tarefas de manutenção do quarto para o corredor, criando um ambiente mais propício à cura, bem como resultando em uma melhoria nos índices de satisfação dos pacientes.
Para os profissionais de saúde, a automação de tarefas rotineiras faz toda a diferença no dia a dia, como a obtenção de informações do paciente, que automaticamente entram nos registros médicos eletrônicos, exibindo-as digitalmente fora da sala. Isso permite que os profissionais se concentrem na recuperação dos internados, reduzindo a papelada e o risco de erros humanos.
Não à toa, que a Inteligência Artificial (IA) na área da saúde promete ser revolucionar a prestação de cuidados. De acordo com o estudo Futuro da Saúde elaborado pela PWC, até o fim da década atual, a saúde será ainda mais personalizada, digitalizada e apoiada por inteligência artificial, com soluções perfeitamente integradas à vida diária dos pacientes.
Os benefícios são muitos com a digitalização desse setor, desde otimizar diagnósticos, analisar grandes conjuntos de dados médicos para identificar padrões e até mesmo prever possíveis complicações de saúde.
Essas inovações podem resultar em tratamentos mais eficazes e personalizados, alinhados às necessidades individuais de cada paciente, agindo diretamente na satisfação do paciente.
“Seguimos comprometidos com a digitalização dos setores para a otimização de processos e satisfação de nossos clientes.”, explica Patrícia Lombardi.