/
/
Imediatismo e grandes anseios: o que o pós-consumidor deseja?

Imediatismo e grandes anseios: o que o pós-consumidor deseja?

Tornar a a experiência mais agradável, jornada do cliente mais fluida e o processo de consumo mais eficiente são alguns dos desafios das empresas hoje
Legenda da foto

Os desafios para manter o cliente satisfeito são muito grandes. Não por acaso, foi esse conceito que deu início ao painel “’Eu não me conformo, nem aceito’. E agora? O que fazer diante de consumidores que querem tudo diferente?”, mediado por Flaviano Faleiro, líder para América Latina da Accenture Digital; com a participação de Juliana Barros, diretora-executiva de Marketing Cosméticos da Avon; Roberto Medeiros, CEO da Multiplus; Leonardo Romero, diretor de Marketing, Comunicação e Mídia da P&G Brasil; Ilca Sierra, diretora Marketing e Multicanal do Magazine Luiza e Marcelo Chianello, CEO da Liq.

“Como as empresas estão se preparando para lidar com o consumidor em um cenário em que a melhor experiência depende de um contexto maior do que apenas o da sua empresa?”, pergunta Faleiro. Ao início do painel, quem fala sobre o assunto é Medeiros. “Fazer a oferta especifica para cada um dos clientes e tê-los pelo menos na enorme das vezes satisfeito é um desafio”, diz. Como cliente da Multiplus, ele junta pontos, mas o que ele mais quer é viajar – e essa é a experiencia que ele obtém na relação com a empresa. “Nosso enorme desafio é ter certeza de que toda a nossa organização sabe ouvir críticas”, diz. “Chegamos à conclusão de que não dá para ter um cliente satisfeito sem ter um foco total nisso”.

Ilca, por sua vez, afirma que desafio define o contexto atual. “Nosso papel é sair do commodity do varejo”, diz. Para isso, o Magazine Luiza sempre acreditou em operações integradas, on e off, como princípio. “O fato de estarmos cada vez mais omnichannel, proporcionando uma jornada sem fricção, é uma demonstração de um serviço e experiencia que as pessoas nem sabiam que poderiam ter”, diz.

Nesse sentido, Chianello, da Liq, fala sobre os desafios no mundo de serviços. Seguindo a linha de raciocínio de Ilca, que falou em jornada fluida, ele afirma que toda a intenção de formar experiencias otimizadas está em torno do rebranding da Liq. A marca nasce com a preocupação de transformar em experiencias dos consumidores das empresas-cliente. “O centro da questão para nós é desenhar a jornada de consumo sob a perspectiva dos nossos consumidores, considerando que temos, no Brasil, um ambiente diverso e plural”, diz.

O CEO aponta para duas perspectivas: primeiro, uma visão de um filósofo que, em 1987, disse que tantos serviços e produtos estariam disponíveis para as pessoas que elas não precisariam mais das as outras. Segundo, uma análise da Consumoteca que mostra algumas características dos nativos digitais – entre elas, o consumismo e o individualismo. Esse é um contexto que identifica muitas das características humanas – e a Liq quer atender a todas elas.

Romero, então, afirma que muitas empresas têm mais oportunidades de gerar qualidade de produto. “Como não perder de vista o coração das pessoas e gerar qualidade ao mesmo tempo? Experiencia não é só eliminar atrito, mas cuidar de cada momento em que o consumidor tem contato com produtos ou serviços”. E a empresa detentora de Pampers entende bem essa questão. “Usando a tecnologia a nosso favor, com consumidores diferentes tocados no momento certo, conseguimos oferecer essa experiencia”, diz.

Na Avon, a força de vendas também é um desafio – são 1,5 milhões no Brasil. “Nós impactamos as mulheres e ganhamos o coração delas porque as contratamos em um período em que mulheres eram ainda mais discriminadas no trabalho”, afirma a executiva da empresa.  “Pensando no cliente final, o que diferencia uma marca é que o há por trás dela, seus propósitos e seus valores”, diz.

Faleiro questiona como ser único, personalizar a experiencia do cliente, em cada uma das diferentes industrias. Na P&G, é levada em consideração inclusive a idade – tanto no desenvolvimento de produtos quanto em comunicação.

Chianello afirma que existem empresas de telecomunicações e bancos são grandes clientes da Liq. E para personalizar nisso, eles buscam entender o DNA da empresa. “Um dos nossos valores organizacionais é construir isso junto aos nossos contratantes, sempre sob a perspectiva do consumidor” diz. O olhar é sempre com foco no cliente. “Quem toma as decisões são os consumidores e a parceria com nossos cliente sé a forma que usamos para alcançar o usuário”.

A Avon, por sua vez, viabiliza até mesmo a compra de celulares, para garantir a variedade de canais. Além disso, o cadastro de revendedoras pode até ser por app. “a essência da venda direta já é muito personalizada”, diz. “não podemos permitir que a tecnologia nos tire isso”.

Ilca conta que a tecnologia permite uma abordagem one to one. “Não trabalhamos com clusters ou personas”, diz. “O desafio é aumentar a massa de informação e a única forma de fazer isso é fazer com que a empresa venda mais. Por isso, temos ampliado as possibilidades de compra”, revela. Além disso, 100% das lojas do Magazine Luiza têm páginas no Facebook, com o incentivo da empresa. “Isso faz com que as pessoas percebam a verdade dessas lojas, gerando empatia e um equilíbrio entre tecnologia e calor humano”.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
CASACOR aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
CASACOR 2026: A transformação da casa como palco de experiências
Em uma edição marcada pelo tema "Mente e Coração", a mostra aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Pressão por IA e saúde mental redefinem as estratégias das empresas
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin
Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.