A International Meal Company (IMC), controladora de redes de alimentação como Viena e Frango Assado, fechou o ano de 2014 com um faturamento de R$ 1,69 bilhão e crescimento de 23,7% em relação ao exercício anterior. Considerando apenas as vendas em lojas abertas há mais de 12 meses, a expansão foi de 7,3%, impulsionada pelo crescimento em aeroportos (11,6%) e rodovias (7,3%).
Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) cresceram 18,7% na comparação anual, para R$ 114,8 milhões. A empresa destacou, em seu relatório de resultados, a mudança de comportamento do mercado ao longo de 2014. Se em janeiro a conjuntura era favorável e a empresa tinha como foco a entrega das obras planejadas nos aeroportos em construção para a Copa do Mundo, a partir de junho o cenário mudou: o fluxo de turistas para o Mundial não compensou a queda nas viagens de negócios, houve atrasos nas obras e diversas aberturas de restaurantes ficaram para 2015.
A empresa fechou o ano com 413 operações, sendo 27 abertas ao longo de 2014. O destaque foi a expansão da rede Margaritaville nos Estados Unidos, com 14 novas operações. A operação americana da IMC, criada no ano passado, respondeu por 11% das vendas totais do grupo.
Em 2015, o foco da IMC estará na gestão do fluxo de caixa, e a companhia avalia a possibilidade de fechar alguns restaurantes, especialmente no segmento de shopping centers, para focar em unidades com melhor retorno. O trabalho de redução de custos, já desenvolvido ao longo de 2014, continuará em 2015, especialmente na compra de matérias-primas.
Eficiência é a palavra de ordem no varejo em 2015. O Brazilian Retail Week, principal evento de varejo do Brasil, tem como tema ?A busca pela eficiência? e mostrará o que as empresas têm feito para continuar a crescer mesmo em um cenário econômico difícil. O evento acontece em São Paulo nos dias 28 a 30 de julho. Confira a programação completa no site www.brweek.com.br.
Leia mais