/
/
Igualdade de gênero garante equipes mais bem sucedidas

Igualdade de gênero garante equipes mais bem sucedidas

Estudo da Sodexo demonstra benefícios da igualdade de gênero. O levantamento teve duração de cinco anos e analisou dados de mais de 50 mil gestores

A necessidade de igualdade entre gêneros no mercado de trabalho é um tema que costuma gerar repercussão e engajamento. É fato que a situação das mulheres não é das melhores – e a diferença de tratamento ainda é realidade. O que nem todas as pessoas sabem, porém, é que existem dados capazes de mostrar o quanto vale a pena investir no equilíbrio entre os gêneros.

Prova disso é um estudo desenvolvido pela Sodexo, que teve duração de cinco anos, coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores, de 70 entidades em todo o mundo.  A análise identificou que as equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são mais bem sucedidas em uma série de medidas. De acordo com o levantamento, as margens operacionais, a satisfação do cliente e a retenção de funcionários, entre outros indicadores, foram maiores entre as equipes com igualdade de gênero – o que significa uma proporção entre 40% a 60% de mulheres para homens.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A importância desse tipo de levantamento foi destacada por Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil e membro do Women’s International Forum for Talent (SWIFT) – grupo criado em 2009 para acelerar o equilíbrio de gênero dentro da empresa, por meio do impulso pessoal, compromisso e incentivo dos líderes a nível global. “O estudo aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao alcance de resultados esperados sobre o tema. Na Sodexo On-site Brasil, por exemplo, já contamos com 70% dos colaboradores e 50% do Comitê de Liderança Regional compostos por mulheres”, afirma.

Rohini Anand, PhD, Vice-Presidente Sênior de Responsabilidade Corporativa e Diretora de Diversidade Global da Sodexo, por sua vez, comenta que os resultados adicionam uma nova e convincente dimensão a um crescente corpo de pesquisa que demonstra os benefícios empresariais da equidade de gênero. “A natureza distintiva do estudo, com o exame de indicadores de desempenho financeiros e não financeiros em tantos níveis de gerenciamento e o pipeline para a liderança, é uma parte significativa da imagem geral sobre a importância do gênero na força de trabalho para resultados aprimorados”, defende.

Aplicação à realidade

Na própria Sodexo, mundialmente, as mulheres representam 50% do Conselho da empresa; 32% dos cargos de liderança sênior são ocupados por – o que significa um aumento de 6% nos níveis mais altos, desde 2013. Além disso, as posições de gerenciamento médio e de operações são equilibradas em 46%. Atualmente, 59% da força de trabalho total atua em entidade com equilíbrio de gênero na gestão. A empresa se comprometeu a atingir a meta de 40% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025 e associou 10% de bônus a essa métrica.

Confira alguns dados obtidos a partir do levantamento, referentes a equipes e entidades balanceadas em termos de gênero:

1. As margens operacionais aumentaram significativamente;

2. Tiveram uma taxa média de retenção de colaboradores que foi oito pontos percentuais maior do que em outras entidades;

3. Tiveram uma taxa média de retenção de clientes que foi nove pontos percentuais maior do que em outras entidades;

4. Tiveram uma taxa de engajamento de funcionários que foi 14 pontos percentuais maior do que em outras entidades;

5. Viram o número de acidentes diminuírem 12 pontos percentuais mais do que outras entidades.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]