/
/
Idade emocional: para especialista, Covid-19 resgata o peso da idade biológica

Idade emocional: para especialista, Covid-19 resgata o peso da idade biológica

Para Marina Roale, da Consumoteca, pandemia pode trazer novos paradoxos às idades emocionais. Confira a opinião da Embaixadora do projeto IDENTIDADES

Considerando que as gerações não são mais segmentadas, hoje, pela idade cronológica ― e sim pelos estilos de vida de cada um ― qual é o papel das idades emocionais em meio à pandemia do coronavírus

Em um mundo em que Baby Boomers se mostram cada vez mais conscientes do próprio corpo e da saúde (tanto física quanto mental), os indivíduos do grupo de risco ainda são tão vulneráveis quanto se espera?

Marina Roale, líder em pesquisa e conteúdo da Consumoteca e Embaixadora de Idades Emocionais do IDENTIDADES, respondeu à Consumidor Moderno que, sim, o coronavírus pode trazer novos paradoxos ao “fim” das idades.

“A pandemia acaba botando em xeque o próprio conceito de idade emocional. Por mais que nos últimos anos a gente veja todo um movimento de repensar quem somos a partir do que escolhemos ser e deixando de lado estereótipos da idade, o coronavírus acaba resgatando momentaneamente o peso da nossa idade biológica, pois ele deixa claro nas estatísticas  que nossa contagem cronológica faz diferente nesse caso.”

Quando o assunto é uma doença que causou uma crise global, ela explica, a identificação com a juventude e grau de atividade perdem um pouco do peso na sociedade. “Se ela possui a idade biológica que a coloca no grupo de risco, ela precisa de fato tomar mais cuidado”, recomenda.

Contudo, ela explica que, de fato, essa realidade gera uma incongruência, e deve ser analisada com cautela: “É como se vírus jogasse uma verdade dura dizendo: “sua idade importa, sim!” na face de um geração que vem ressignificando a ideia de terceira idade. Isso cria um grande desconforto, pois abre-se um conflito entre a lente social e a lente científica que temos sobre nós mesmos.”

Como as diferentes gerações estão lidando com a pandemia

Segundo um estudo da Big Data Corp, Millennials são a geração da preocupação. 50% dos jovens milenares dizem que o coronavírus já impactou significativamente suas decisões. Em compensação, apenas 33% dos Baby Boomers e 42% da Geração X afirmaram o mesmo.

Para Marina Roale, a preocupação atravessa diferentes gerações, mas encontra modelos diferenciados em cada uma delas. “A diferença é que a preocupação dos mais jovens está associado ao mundo externo; se dá no fato de vivenciarem um cenários de caos e apocalipse, tal qual o dos seriados que eles cresceram assistindo.” Ela complementa: “já nos mais velhos o medo é mais interno, pois há uma preocupação mais efetiva em pegar o vírus e entrar para estatística de casos graves.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]