Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nem tão artificial assim: como a IA vai mudar a vida do consumidor?

Nem tão artificial assim: como a IA vai mudar a vida do consumidor?

Existem aplicações muito diversas para as IAs nos dias de hoje – além do que você imagina. A KPMG revela onde essas tecnologias se escondem. Confira

Ainda existe muita curiosidade sobre o alcance da tecnologia, apesar de sermos indivíduos cada vez mais conectados. Por mais que a internet e ferramentas de todo tipo sejam constantes e acessíveis em nosso dia a dia, ainda há dúvidas – e até mesmo alguns temores – a respeito do potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA).

Porém, o que nem todos sabem – ou não percebem – é que mesmo a IA já faz parte do dia a dia dos consumidores, como defende Frank Meylan, sócio-líder de AI, Cognitive & Customer Experience da ?KPMG no Brasil. Ele cita um exemplo bastante corriqueiro: as sugestões de produtos que têm como base os hábitos do cliente, em e-commerces. “Essas associações, que acontecem a partir da identificação do perfil de compra e do entendimento das preferências, são aplicações clássicas de IA”, revela.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

É evidente que existem casos mais avançados – como o Google Duplex, ferramenta que deixou muitas pessoas de queixo caído em um evento do Google. Porém, esse é um patamar muito alto, que ainda não faz parte da realidade do cotidiano. Como explica Meylan, isso é inteligência cognitiva: a máquina tem a capacidade de pensar, falar e agir como um ser humano, indo muito além da voz digitalizada.

Dentro do atendimento, indo além das sugestões de venda e serviços, a evolução está permitindo a construção de assistentes digitais, capazes de compreender respostas humanas, sugerir o uso de determinados serviços, entre outras opções – e são usados, por exemplo, por empresas do setor financeiro.

A KPMG, inclusive, implementou alguns bots junto às empresas-clientes, e conta com a própria assistente virtual, chamada Kelly. Para que a IA aprendesse – ou seja, construísse uma base de conhecimento a respeito da empresa –, foram usados documentos da KPMG, materiais e normas descritas e documentadas. E esse é o processo padrão nesses casos.

Usos alternativos

Esses pontos envolvem apenas o alcance da tecnologia para o relacionamento entre empresas e clientes. Porém, essa não é a única possibilidade. Ao explicar os horizontes da tecnologia de IA, Meylan cita o processo de auditoria de fundos de investimento – área em que a KPMG é líder. A jornada dentro desse trabalho é bastante longa.

Segundo Meylan, os regulamentos são o primeiro passo da auditoria: o auditor lê o regulamento e avalia o nível de risco atrelado. Ao longo do ano, as pessoas analisam fundos e preenchem planilhas de Excel com dados e informações, criando uma base a respeito do tema. Com a IA, todo esse processo ganha eficiência e inteligência, sendo capaz de fazer, com velocidade, o que um grupo de advogados conseguiria fazer em muito mais tempo – e, é claro, com mais riscos.

Experiência em loja

Com base nesse ganho de eficiência, Paulo Ferezin, sócio-diretor e líder para o setor de varejo da KPMG, comenta que a IA poderia colaborar com o varejo, ajudando as empresas a gerir estoques, fornecimento de produtos, além de contratos, possibilitando ganhos de produtividade e acuracidade em gestão.

 

Além disso, seria possível criar uma experiência melhor para o cliente dentro da loja de supermercado – o que já é percebido, em partes, por meio de programas de fidelização. “Se eu sei, por meio do histórico de consumo, que determinado cliente se preocupa com educação alimentar, posso indicar produtos com menor índice calórico e gordura saturada”. E isso vale para formas de intolerância – à lactose e glúten, por exemplo –, para costumes religiosos ou opcionais, como o vegetarianismo. “Isso cria uma experiencia incomparável, cria lealdade”, argumenta Meylan. Dessa forma, o preço deixa de ser o único fator determinante na preferência do consumidor, que passa a perceber maior valor na experiência no ponto de venda.

Aplicações

Para tornar possível a experiência citada – unindo consumidores aos produtos ideais –, há uma etapa essencial: a digitalização de todos os rótulos disponíveis no mercado. Fora do Brasil, isso já existe. A Label Insight, empresa americana de análise de dados, digitalizou todos os rótulos de produtos, considerando valores nutricionais, a composição de cada item, entre outros elementos. Aqui no Brasil também existem iniciativas nessa direção.

A partir disso, basta realizar o cruzamento com os dados dos clientes – obtidos por meio do histórico de compra ou até mesmo pelo fornecimento proativo de informações –, para, enfim, oferecer uma jornada de compra realmente personalizada. Como ressalta Guilherme Nunes, sócio-lider de Consumo e Varejo da KPMG, o grande desafio, hoje, é conquistar a atenção do consumidor. E, naturalmente, sabendo exatamente o que ele quer ou precisa, esse desafio se torna mais simples de ser superado.

Adoção

Apesar de todos esses esforços das empresas, ainda fica uma dúvida: será que o consumidor está pronto para lidar com tanta tecnologia? Meylan acredita que a resposta para essa questão é “sim” – especialmente o brasileiro, que adota muito rapidamente as ferramentas que facilitam a vida dele.

Porém, ele destaca: “não podemos generalizar, porque temos diferentes gerações e públicos”. Ou seja, cabe às empresas avaliar a forma e a duração do período de implementação de tecnologias, de acordo com o perfil do cliente. E, novamente, fica claro: o primeiro passo é sempre conhecer o consumidor.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]