/
/
/
Banco UBS cria analistas financeiros virtuais para produzir vídeos de rede sociais

Banco UBS cria analistas financeiros virtuais para produzir vídeos de rede sociais

Banco suíço usa avatares de IA para criar vídeos personalizados sobre investimentos; criação visa a demanda por vídeos no setor

Escalar a produção de vídeos e atender nova demanda de clientes do mercado financeiro por conteúdo em formato audiovisual. Esse foi o ponto inicial da nova iniciativa do banco suíço UBS com a criação de avatares realistas de seus analistas.

A novidade está utilizando modelos da OpenAI em parceria com a plataforma Synthesia. Segundo o banco, há um crescente interesse dos clientes por conteúdos em formato audiovisual — especialmente impulsionado pela popularidade de plataformas como TikTok.

Supervisão humana

Segundo informações do próprio banco, os analistas participam voluntariamente do programa. Eles entram em estúdios onde a Synthesia registra aparência e voz, criando avatares digitais semelhantes a vídeos gerados por tecnologia de deepfake. Com a ajuda de um modelo de linguagem, é possível gerar automaticamente um roteiro a partir dos relatórios escritos. Os analistas revisam o script antes que o conteúdo seja transformado em vídeo e enviado aos clientes.

O projeto foi lançado em caráter experimental em janeiro de 2025, com a meta de produzir cerca de 5 mil vídeos por ano. No entanto, a implementação teve que ser ajustada para alguns colaboradores devido a desafios da tecnologia em lidar com diferentes “sotaques” dos avatares na produção do material.

Cuidados e uma tendência audaciosa

Apesar das semelhanças com deepfakes, o UBS afirma que preza pela transparência. O banco diz que todos os vídeos trazem um aviso informando que o conteúdo foi criado com IA, e nenhum material é distribuído sem a aprovação do analista envolvido.

A iniciativa marca um passo audacioso no uso crescente da IA generativa no setor financeiro. Recentemente, a startup Rogo — criadora de um chatbot que simula um banqueiro de investimentos — levantou US$ 50 milhões em rodada liderada pela Thrive Capital, alcançando uma avaliação de US$ 350 milhões.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]