Pesquisar
Close this search box.
/
/
Para a NVIDIA, o futuro promete ser moldado pela realidade estendida e IA

Para a NVIDIA, o futuro promete ser moldado pela realidade estendida e IA

Diretor da NVIDIA analisa como a IA está se tornando cada vez mais crucial na integração de novas tecnologias e no futuro das indústrias em diversos setores.

As tecnologias emergentes têm impulsionado uma transformação significativa em diversos setores e estão ganhando destaque no Brasil, impulsionadas pela rápida transformação digital e pela necessidade de inovação nas empresas. Entre essas inovações, a realidade estendida, que engloba Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM), dependem cada vez mais da integração de Inteligência Artificial (IA) para alcançar simulações realistas e funcionalidades avançadas que, não só melhora a eficiência operacional das organizações, mas também transforma a experiência do cliente e cria novas oportunidades de mercado.

Nesse ecossistema tecnológico, Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, afirma que a IA desempenha um papel crucial. “Com algoritmos avançados de Machine Learning e redes neurais, é possível gerar interações detalhadas, que proporcionam uma experiência mais autêntica e envolvente para os usuários”, diz o especialista.

Além disso, a IA também permite a personalização destas soluções, segundo Aguiar, pois adapta a dinâmica desses ambientes com base no comportamento e nas preferências dos usuários. “Essa combinação permite, por exemplo, a análise de dados em tempo real e fornece um treinamento mais eficiente, além de automatizar processos”, pontua.

Aguiar explica que em setores como manufatura, saúde e indústria, os sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas) coletam dados e a IA analisa essas informações, permitindo ajustes que melhoram a eficiência operacional. Em uma construção, por exemplo, as tecnologias imersivas podem visualizar o progresso do projeto, enquanto a IA detecta anomalias e sugere correções, minimizando atrasos e custos. “Nesses casos, a análise contínua de dados gerado por meio da IA pode fornecer insights cruciais para as empresas como um todo”, salienta Aguiar.

Mais integração e maior segurança

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF), a tecnologia imersiva para infraestrutura e construção está entre as dez principais tecnologias emergentes que prometem revolucionar o mundo nos próximos três a cinco anos. Ainda de acordo com o levantamento, a Realidade Virtual e Aumentada permitirá que os profissionais verifiquem a precisão de modelos digitais em relação aos modelos físicos, garantindo segurança e sustentabilidade. Isso reforça o quanto o desenvolvimento dessa tecnologia poderá expandir e integrar diversos setores.

“É importante ressaltar que a simulação virtual alimentada por IA também permite que os profissionais aprendam os processos de forma segura, minimizando riscos e aumentando a competência técnica para realizar o trabalho no mundo real. Em hospitais e clínicas, por exemplo, cirurgiões utilizam modelos virtuais precisos para planejar procedimentos complexos, enquanto sistemas de IA monitoram dados vitais em tempo real”, destaca Marcio Aguiar.

Para Aguiar, essas abordagens não apenas reduzem o tempo de treinamento, como aumentam as habilidades, preparando os profissionais para lidar com os desafios reais de forma eficaz. “Isso tem um impacto positivo na área da saúde, pois não apenas melhora os resultados clínicos, mas reduz erros médicos e otimiza os recursos hospitalares, proporcionando um atendimento mais eficiente e personalizado aos pacientes”, comenta.

 Contribuição contínua entre tecnologias

Um estudo “Conectando o futuro da empresa”, da Kaspersky, realizado com 560 líderes sênior da área de segurança de TI na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e África, Rússia e Pacífico Asiático, também traz informações sobre usabilidade em IA, IoT, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras tecnologias.

A pesquisa indica que a IA e a IoT já são utilizadas por 59% dos líderes e 51% das empresas brasileiras. Já a realidade aumentada juntamente com web 3.0 e digital twins aparece com uma taxa de adoção de 37%. “Esses dados refletem uma tendência crescente de integração tecnológica nas empresas e destaca a importância dessas ferramentas na transformação digital e na competitividade no mercado”, salienta o executivo.

“A combinação entre realidade estendida e IA não apenas abre novas possibilidades para a criação de experiências imersivas como também impulsiona a inovação. Conforme essas tecnologias evoluem e se integram, a expectativa é que haja uma contribuição de forma contínua para a melhoria da produtividade, segurança e eficiência em escala global. O futuro promete ser moldado por essas ferramentas e a IA será protagonista nesse cenário”, conclui Marcio Aguiar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 286

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Melissa D’Amelio
BANCO DE IMAGEM: Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]