/
/
O uso da IA mais poderosa da atualidade nas relações entre empresas e clientes

O uso da IA mais poderosa da atualidade nas relações entre empresas e clientes

A linguagem de aprendizado por inteligência artificial GPT-3 já é usada em mais de 300 aplicações, inclusive para ajudar o consumidor

Quando o assunto é inteligência artificial, um dos maiores saltos tecnológicos (ou o maior dos últimos dois anos) é o modelo de linguagem de aprendizado chamado GPT-3 (sigla em inglês para Generative Pre-training Transformer 3). O impacto dessa tecnologia, que foi apresentado ao mundo em 2020, é tão intenso que já começam a surgir as primeiras empresas ou negócios que utilizam a solução relacionadas às relações de consumo – inclusive dentro de um contexto cada vez mais digital.

Mas você sabe o que faz a GPT-3, desenvolvida pela Open AI, uma empresa americana que até já firmou uma parceria com a Microsoft, tão poderosa? Estamos falando do mais poderoso dataset (algo como uma tabulação de dados), que possui incríveis 175 bilhões de parâmetros. Para se ter uma ideia do salto tecnológico do GPT-3, o seu antecessor, o GPT-2, foi desenvolvido em 2019 e tinha “apenas” 1,5 bilhão de parâmetros.

A capacidade de aprendizado da máquina (o tal machine learning) da IA é tão incrivelmente alta que, entre outras coisas, ela já foi capaz de escrever até um livro inteiro totalmente autoral a partir de alguns poucos direcionamentos e a captura de bilhões de palavras encontradas na internet.

Consumidor é a bola da vez

Aos poucos, a GPT-3 mostra que é mais do que um escritor automatizado. Já existem aplicações importantes no relacionamento entre empresas e clientes.

De acordo com a OpenAI, existem mais 300 aplicativos (já prontos ou em desenvolvimento) utilizando o machine learning GPT-3 em várias categorias e setores: de produtividade e educação até criatividade e jogos.

Quando o assunto é consumo, uma das aplicações vem sendo desenvolvida pela norte-americana Viable. A empresa oferece uma solução que ajuda outras companhias a entenderem os seus clientes usando a GPT-3 por meio do fornecimento de informações úteis a partir do feedback do cliente.

Ou seja, usando o GPT-3, o Viable primeiro identifica temas, emoções e sentimentos de pesquisas, tíquetes de help desk, logs de chat ao vivo, avaliações e muito mais. Em seguida, ela devolve insights desses feedbacks de maneira agregada e fornece um resumo de tudo isso em poucos segundos.

“Por exemplo, se perguntado: ‘O que está frustrando nossos clientes sobre a experiência de checkout?’, A Viable pode fornecer o insight: ‘Os clientes estão frustrados com o fluxo de checkout porque ele demora muito para carregar. Eles também querem uma maneira de editar o endereço no checkout e salvar vários métodos de pagamento”, citou como exemplo a OpenAi

“A capacidade do GPT-3 de identificar temas a partir da linguagem natural e gerar resumos permite que a Viable dê ao produtos, a experiência do cliente e as equipes de marketing em empresas de todos os setores uma melhor compreensão dos desejos e necessidades de seus clientes”, afirma Daniel Erickson, CEO da Viable, em comunicado à imprensa.

Respostas não triviais

Outro uso bem interessante da GPT-3 no relacionamento com o cliente vem sendo desenvolvido pela startup Algolia.

A empresa, que oferece soluções que ajudam editores e help desks de suporte ao cliente, incluiu a IA no software Algolia Answers e, dessa forma, vem identificando maneiras de encontrar respostas não triviais.

De acordo com a OpenAi, depois de executar os testes de GPT-3 em 2,1 milhões de artigos de notícias, a Algolia Answers alcançou um índice de assertividade de 91% na oferta de artigos que respondiam às necessidades dos leitores. O mesmo aconteceu nos testes feitos com os consumidores nos canais digitais das empresas.

“Vimos ótimos resultados do Algolia Answers em perguntas que são difíceis de responder apenas com a pesquisa textual”, disse Peter Buffington, gerente de produto da ABC Australia. “Ele foi capaz de retornar conteúdo muito relevante e perene de nossos arquivos de notícias para perguntas como ‘Por que um vulcão entra em erupção?’”

“O GPT-3 permite que o Algolia responda a consultas mais complexas do que nunca com nosso produto Algolia Answers, identificando informações contextuais mais profundas para melhorar a qualidade dos resultados e entregá-los em segundos”, disse Dustin Coates, Gerente de Produto e GTM da Algolia.

Os resultados já animam outras empresas, que querem incluir a IA em suas soluções. Uma delas é brasileiríssima Gen.Shop, que oferece soluções de experiencias de compra e venda pela internet. Não devem demorar para surgirem outras empresas, inclusive as grandes no relacionamento com o cliente do País. É apenas uma questão de tempo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]