Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Estamos preparados para desafios inerentes ao uso de IA”, afirma CPTM

“Estamos preparados para desafios inerentes ao uso de IA”, afirma CPTM

Criação de comitês e investimentos em novas vias e aplicações da tecnologia resultam em melhoria da jornada do passageiro.

Ao longo de sua trajetória iniciada em 1992, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem levado o olhar do cliente para o centro de suas ações. A CPTM foi a primeira empresa do setor metro ferroviário do Brasil a buscar essa visão de “jornada do passageiro”, conhecendo todos os pontos de contato do cliente com seus serviços. Além disso, a CPTM foi a primeira operadora a montar um Comitê de Clientes para que essa jornada conduzisse a companhia na busca do melhor atendimento e na prestação de seus serviços.

Como exemplos de investimentos e ampliação de suas linhas, em setembro de 2023 a CPTM iniciou as viagens do Serviço Expresso Aeroporto a partir da Estação Palmeiras-Barra Funda, criando possibilidades de conexão para quem utiliza o Aeroporto de Guarulhos. Os trens fazem paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap e na volta a Estação Brás também é contemplada.

Com investimento de R$ 158 milhões, o contrato para execução das obras contemplou a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia. As obras para levar o Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitaram também a ampliação da Linha 11-Coral até esta estação, que está prevista para acontecer ainda em 2024, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste.

Para promover a ampliação da prestação de serviço aos passageiros, a companhia realizou também um intenso trabalho no trecho da Linha 13-Jade para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda.

IA e o compromisso com a inovação

A adoção e aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA) na melhoria de processos internos, no atendimento ao cliente e na construção de novas estratégias de negócios também não passa despercebida pela CPTM.

Pedro Moro, presidente da CPTM.

Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, essa nova tecnologia é positiva, e como a CPTM tem um forte compromisso com a inovação, Moro entende que a IA precisa ser adotada com critério. “Acredito que a Inteligência Artificial não deve ser encarada como um substituto daquilo que temos de mais importante, que são nossos colaboradores, pelo contrário, a IA é uma ferramenta que, sendo bem utilizada, nos permite trabalhar de maneira mais eficiente e eficaz”, pontua.

Sobre as oportunidades com IA, Moro diz que são muitas: monitoramento dos trens, autoatendimento, antecipar falhas antes que elas ocorram (manutenção preditiva) e fornecer elementos de apoio para melhorar nossa circulação, além da possibilidade de facilitar as diversas rotinas administrativas de uma empresa que possui mais de 6.000 funcionários.

“Estamos preparados para os desafios inerentes a utilização da IA e temos investido em parcerias acadêmicas, programas internos de engajamento e eventos de inovação. Temos inclusive uma estrutura física dedicada para isso, através do ‘Inovagão’ e do ‘Ferrolab’, ambientes onde nossos profissionais podem para desenvolver ideias”, conta Moro.

Moro conclui informando que a CPTM através de seu Comitê de Inovação, já alcançou um importante nível de maturidade e que a companhia “está de portas abertas para a utilização de novas tecnologias que possam nos ajudar a prestar um serviço ainda melhor”.

Prêmio Consumidor Moderno

A CPTM é uma das empresas reconhecidas no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. O evento, que chega à sua 25ª edição em 2024, celebra e prestigia as empresas brasileiras referências em atendimento ao consumidor. A premiação acontece no dia 25 de junho, em São Paulo.

Os vencedores são definidos por meio de um estudo analisado pela CX Brain, unidade de serviços de inteligência de dados ligada à Consumidor Moderno, e aplicação da metodologia Cliente Oculto junto com a empresa OnYou.

Participe da votação popular! Confira mais detalhes do evento no site: Prêmio Consumidor Moderno.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]