/
/
Acordo inédito entre Amazon e NYT leva jornalismo à IA

Acordo inédito entre Amazon e NYT leva jornalismo à IA

Parceria inclui artigos do The New York Times que serão usados para treinar modelos de Inteligência Artificial da gigante de tecnologia.

O contrato firmado entre Amazon e The New York Times autoriza o uso do conteúdo editorial do jornal nos serviços e modelos de IA da multinacional de tecnologia. Este é o primeiro acordo do periódico tradicional com foco específico em IA generativa e acontece em meio a disputas judiciais com outras empresas do setor, como OpenAI e Microsoft.

“Acreditamos firmemente que o jornalismo independente e de alta qualidade tem valor e merece ser compensado”, afirmou Meredith Kopit Levien, CEO do The New York Times. “Este acordo com a Amazon reforça nosso compromisso em proteger esse princípio e, ao mesmo tempo, explorar caminhos sustentáveis de inovação”, complementa.

Conteúdo em múltiplas plataformas

O contrato, de duração plurianual, permitirá à Amazon utilizar artigos do jornal, além de conteúdos do NYT Cooking e do The Athletic, em plataformas como a assistente virtual Alexa. “Ele trará o conteúdo editorial do Times para uma variedade de experiências dos clientes da Amazon”, disse a editora em um comunicado.

O material também será empregado no treinamento de modelos proprietários de IA da empresa.

Apesar de não revelados os valores, o movimento representa uma mudança significativa na política do periódico, que vinha adotando uma postura restritiva em relação ao uso de seu conteúdo por sistemas de Inteligência Artificial.

Relembrando reviravoltas

Em 2023, o NYT entrou com um processo contra a OpenAI e a Microsoft, alegando uso indevido de seu conteúdo jornalístico no treinamento de modelos de linguagem como o ChatGPT, sem autorização ou compensação.

A ação tornou-se símbolo da tensão entre empresas de mídia e big techs diante do avanço da IA generativa.

Por isso agora, a parceria com a Amazon indica uma abertura para uniões comerciais que respeitem os direitos autorais e assegurem retorno financeiro ao jornalismo profissional. “Há uma diferença essencial entre o uso não autorizado e parcerias baseadas em princípios e remuneração justa”, ressaltou Meredith.

Tendência no mercado de mídia e tecnologia

O movimento segue uma tendência recente de grandes veículos que buscam formalizar parcerias com empresas de tecnologia.

Em abril, por exemplo, o Financial Times também anunciou um acordo com a OpenAI para licenciar seu conteúdo editorial, sinalizando que parte da indústria começa a estabelecer regras para a convivência com os novos sistemas de IA.

Segundo analistas do setor, essas parcerias podem garantir uma nova fonte de receita para a indústria da notícia que busca equilibrar sustentabilidade financeira e presença digital em ambientes cada vez mais automatizados.

E o mercado parece estar confiante – após o anúncio, as ações do New York Times registraram valorização na bolsa americana, refletindo a reação positiva dos investidores à estratégia de monetização do conteúdo.

A decisão é vista como um passo pragmático, que alia a defesa do jornalismo autoral ao aproveitamento das oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]