Os turistas e moradores da ilha de Fernando de Noronha vivenciam uma nova realidade desde abril deste ano, quando o decreto Noronha Plástico Zero foi colocado em prática. Após a regulamentação, a Heineken aderiu ao projeto de proteção e preservação do arquipélago, como parceiro da iniciativa.
Guilherme Rocha, administrador da ilha, comenta que a ação conjunta vai promover diversas ações durante o ano.
“Com a nova parceria no projeto, serão viabilizadas quatro ações até o final do ano, começando pela instalação de um centro de engajamento em ponto estratégico da ilha que centralizará as ações educativas, como a formação de líderes locais multiplicadores e a distribuição de kits com itens reutilizáveis para os moradores e turistas, que não terão mais acesso a copos, canudos e pratos descartáveis”, conta.
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Planejamento
A meta do projeto Noronha Plástico Zero é engajar toda a comunidade local, além dos mais de 100 mil turistas que a ilha recebe anualmente. Desde janeiro, os moradores e empresas instaladas na ilha têm sido impactados por ações de comunicação e participado de atividades pedagógicas focadas em educação ambiental.
Para Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, a parceria é motivo de orgulho, pois reflete o que a Companhia acredita e está alinhada com sua estratégia para garantir a perenidade dos negócios e contribuir com o futuro dessa e das próximas gerações.
“Estamos muito felizes em fazer parte do projeto. Essa é a materialização da nossa estratégia de sustentabilidade, traduzida pelo movimento Mais com Menos. Além de contribuir com a redução de emissões e acúmulo de resíduos plásticos, buscamos a mudança de comportamento efetiva por meio da educação e de atitudes das iniciativas pública e privada e de cada cidadão. É nisso que acreditamos”, comenta a executiva.