/
/
Quais são seus hábitos excêntricos ao celular?

Quais são seus hábitos excêntricos ao celular?

Acordar para checar mensagens, teclar ao volante, brigar com o parceiro... Pesquisa mostra estes e outros costumes dos brasileiros com seus aparelhos móveis

Um terço dos brasileiros acorda no meio da madrugada para checar mensagens, 34% usa celular ao volante, donos de  iPhone perdem menos o celular… Estas são algumas das conclusões sobre a nossa relação com nossos celular e outros dispositivos móveis reveladas pela Mobile Consumer Survey, pesquisa feita anualmente pela consultoria Deloitte sobre o comportamento dos usuários de vários países com seus aparelhos móveis.

No Brasil, foram entrevistadas 2.005 pessoas em todas regiões (a pesquisa completa pode ser baixada aqui). Veja algumas das principais conclusões:

Smartphones em alta, laptops em baixa
O smartphone continua se confirmando como o principal equipamento móvel na vida das pessoas, e segue crescendo: na edição de 2015, 77% dos entrevistados informavam possuir um, número que subiu para 80% em 2016. Em 2013, primeiro ano da pesquisa, apenas 29% possuíam um celular inteligente. Na outra mão, os notebooks e mesmo os tablets estão perdendo público.

Ilustração: Fernanda Pellinzon

 

Checamos o telefone logo quando acordamos
Um terço dos brasileiros checa as telinhas de seu celular ainda da cama, imediatamente quando acordam. Metade faz isso menos de 5 minutos depois. Como a pesquisa não perguntou qual é a primeira vez do dia em que a pessoa checa seu telefone, mas sim em quais intervalos, significa que há quem olhe para ele logo quando acorda e também 5 minutos depois, 15 minutos, 30 minutos…. e assim sucessivamente. A tela do celular é também uma das últimas coisas que as pessoas veem antes de dormir. Quase metade delas checa o telefone móvel em menos de 5 minutos ou imediatamente antes de dormir.

Ilustração: Fernanda Pellinzon

 

E também quando estamos dormindo
Só 29% dos entrevistados disseram que não olham o celular durante a noite. Ver as horas (43%) é a atividade mais comum, mas jogar games (17%), olhar as redes sociais (30%), ver mensagens (37%) – e até respondê-las (28%) – também estão bastante presentes na rotina noturna.

Ilustração: Fernanda Pellinzon


Trânsito em risco

Em um momento em que a punição para usar o celular ao volante está aumentando, 34% das pessoas afirmam mexer no telefone em algum momento quando dirigem – isso inclui quem usa sempre (6%), frequentemente (6%), algumas vezes (11%) e não com frequência (11%). Outros 64% já caminharam olhando para a tela em algum momento e 43% fazem isso ao atravessar a rua. Nesta semana, mudanças no Código de Trânsito elevaram o uso do celular pelos motoristas de infração média para gravíssima. A boa notícia é que telefone com trânsito é uma das combinações menos comuns. Dividir a atenção com TV, trabalho, refeições ou encontro com amigos está muito mais em alta.

habitos moveis_4

 

Casamentos abalados
Um terço dos casais briga ao menos uma vez por semana por causa de celular. A pesquisa perguntou com que frequência há discussão com o parceiro por um dos dois usar o celular demais. Se considerarmos também aqueles que disseram fazer isso uma ou duas vezes por mês, estamos falando de 45% do total.

habitos moveis_5

 

Nós gostamos de iPhone e Galaxy
Estas são as marcas que têm mais “promotores” voluntários no Brasil; quer dizer, seus donos afirmaram ter alta disposição em recomendar o aparelho para outras pessoas. São também, na outra ponta, as que têm menos depreciadores. Para chegar aos resultados, a pesquisa perguntou, de 0 a 10, qual seria a disposição do usuário em recomendar a marca de seu smartphone. Os que deram 9 ou 10 são os “promotores, 7 e 8 são considerados neutros e de 6 para baixo estão os “detratores”.

habitos moves_6

 

E os iPhones duram mais
Os donos de algum dos smartphones da Apple fazem mais coisas com seus aparelhos depois de trocá-lo do que os outros. Os iPhones são os que menos ficam encostados, são mais revendidos, mais repassados para parentes e até menos roubados.

Ilustração: Fernanda Pellinzon

Ilustrações: Fernanda Pelinzon

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]