O Procon do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira, um guia com dicas importantes para “consumidores turistas”, ou seja, pessoas de outros estados e outros países que chegam para visitar o território fluminense. Este guia traz informações sobre meios de transporte, hospedagem, bares, restaurantes e serviços. Além disso, no manual também é apresentado ao turista o Código de Defesa do Consumidor e algumas legislações atualizadas que podem ser úteis durante a estadia.
A ideia do Procon é, sabendo que neste período é esperado um maior movimento de turistas, fazer com que os visitantes tenham uma experiência ainda mais agradável. “Nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade do Rio, segundo o Píer Mauá e CVC Brasil. Por isso, é muito importante garantir que eles tenham uma experiência segura e de qualidade”, afirma Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ.
O guia para os turistas pode ser acessado através de um link disponibilizado no site e nas redes da autarquia e também será distribuído na forma impressa nas principais entradas de turistas no estado. O material foi lançado em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Alguns exemplos do que essas “consumidores”, tão importantes para o Rio de Janeiro, vão encontrar no guia são: instruções sobre as formas de pagamento dos transportes públicos e privados; dicas sobre o que fazer em caso de cancelamento ou atrasos de vôos ou viagens de ônibus; e alertas como conferir o valor digitado nas maquininhas de cartão na hora de efetuar um pagamento.
“Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado”, complementa Cássio Coelho.
Além do guia, lançado hoje, o Procon/RJ possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos. É o ProconTur, criado no início da atual gestão. Nesse período de alta temporada o grupo estará atendendo às reclamações dos visitantes de segunda à sexta, das 9h às 17h, através dos telefones (21) 9937-19647 e (21) 9933-28289, e pelo e-mail [email protected]. Nos dias de Carnaval, um plantão especial estará de prontidão, bem como, nos principais eventos no decorrer do ano.
O objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas, já que estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos dentro de um prazo diferenciado.
“É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, têm maior chance de retornar ao nosso Estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem”, conclui Cássio.
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