Meses após a aquisição da Quaddra Contact Center, em agosto de 2015, a TL2M Participações anuncia agora novos organogramas para as empresas do grupo. Além das novas diretorias para TL2M, Quaddra e G4, começam as atividades das duas empresas mais recentes do grupo, Contact Studio e Oferta na TV.
“Esses últimos meses foram o tempo exato para repensarmos a organização do grupo e as diretrizes de cada empresa para o mercado. Nesse processo percebemos claramente que as pessoas das quais precisávamos estavam aqui mesmo, dentro de casa”, comenta Júlio Moretti um dos controladores TL2M.
Em sua nova organização a TL2M criou a diretoria de Serviços Compartilhados, assumida por Alessandro Xavier, que deixa a cadeira de diretor da Quaddra. Nesta nova função, Xavier vai dirigir todas as disciplinas que agora são comuns às empresas do grupo, como financeiro, infraestrutura e marketing institucional, entre outras. “O compartilhamento dessas estruturas requer dimensionamentos e otimizações constantes nas diversas áreas para atender as demandas e gerar economia ao mesmo tempo”, analisa o executivo.
Como diretora geral da Quaddra, assume Marcia Trindade, ex-diretora de novos negócios, com a missão de continuar o trabalho de expansão da empresa, com o foco na aquisição de novos clientes. Segundo Marcia, “com as mudanças estruturais realizadas trabalharemos na manutenção da qualidade dos serviços e ganharemos fôlego comercial para atingir nossos objetivos”. Um deles é aumentar em 30% o número de PAs com marcas que ainda não conhecem a Quaddra, completa.
As duas empresas novatas do grupo ainda permanecem interinamente sob a tutela direta dos executivos TL2M, por estarem numa fase estratégica.
A Contact Studio, que nasceu como um produto da G4, hoje configura um unidade de negócio independente no modelo CCaaS – ‘Contact Center as a Service’, baseado na sua plataforma tecnológica em nuvem, e que vai atender o segmento de pequenas e médias empresas fornecendo software como serviço, para comunicação, atendimento e relacionamento empresa-cliente. Erik Mazzei conta que os planos para essa empresa são ambiciosos, mas absolutamente factíveis. “Estamos embasados em um planejamento de negócio muito detalhado, tanto técnico quanto mercadológico, e ele nos mostra um grande potencial no mercado nacional, mas um ainda maior no mercado norte americano”, completa Mazzei.
Já a Oferta na TV é a primeira aposta do grupo no segmento B2C, como uma empresa de venda multicanal de varejo. A empresa vai comercializar nacionalmente produtos diferenciados com base nas plataformas de televendas e e-commerce, impulsionadas por mídias televisivas e de marketing digital. Para atender a demanda estratégica específica desse negócio o grupo trouxe da G4 o executivo Alexandre Gomes. Ele assume uma cadeira na nova empresa, ainda como gerente de marketing, com o objetivo não só de coordenar os processos de comunicação, mas assessorar na gestão de produtos, estratégias comerciais e canais de venda.
Segundo Júlio Moretti, que vai dirigir a Oferta na TV de forma interina, desfalcar temporariamente a G4 foi uma decisão complicada, mas acertada. “Alexandre tem uma bagagem de anterior de varejo, tanto em agências de publicidade como no marketing de empresas como Viapol e McDonalds, que nos ajudou muito na G4, mas que será muito mais relevante neste novo projeto”, diz Moretti.
Mas a mais emblemática das mudanças talvez tenha sido a da G4. A empresa primogênita do grupo, com mais de 10 anos, volta seu foco ao desenvolvimento de soluções tailor made e passa agora a ser dirigida não mais pelos quatro sócios fundadores, mas por um único executivo: Silvio Eduardo dos Santos, profissional de carreira na empresa.
É, segundo os sócios, a chance de promover por mérito não só o nosso colaborador mais antigo, mas a pessoa que vem há tempos se mostrando mais preparada, com o conhecimento necessário e todas as características necessárias para assumir a diretoria geral da G4. A principal meta do novo diretor é otimizar as áreas da empresa para reforçar os aspectos de proximidade e envolvimento da G4 com o negócio de cada cliente. “Esperamos deixar claro esse diferencial e atrair novos projetos”, declara Santos.
Os fundadores da G4, Edilson Lima, Eliana Taveira, Erik Mazzei e Júlio Moretti, que antes acumulavam as funções de diretoria com as de controladores TL2M, agora assumem exclusivamente como acionistas e conselheiros do grupo, que tem planos de diversificar ainda mais os negócios e ampliar sua atuação B2C, além de consolidar suas marcas atuais. Segundo Erik Mazzei, “esse foi objetivo principal dessa movimentação, nos organizar e preparar para um crescimento sustentável, independente de crises”.