/
/
Grupo Fleury aposta em wearables para acompanhar a saúde do paciente

Grupo Fleury aposta em wearables para acompanhar a saúde do paciente

Grupo Fleury, em parceria com o sistema Apple Health, utiliza diferentes dispositivos da marca para captar dados em tempo real e apoiar o monitoramento da saúde e a medicina diagnóstica.
André Cassias, gerente médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital do Grupo Fleury.

Nos últimos 15 anos, o Grupo Fleury tem expandido suas áreas de atuação, sempre com foco em inovações que aprimorem o atendimento médico e a experiência do paciente. Com exclusividade para a Consumidor Moderno, o Grupo anunciou a ampliação do portfólio de marcas que integram o Apple Health, sistema da empresa dona do iPhone, Macbook e Apple Watch que conecta diversos aplicativos e dispositivos para coletar dados de saúde dos pacientes, como a frequência cardíaca, e integrá-los ao sistema de monitoramento.

André Cassias, gerente médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital do Grupo Fleury, explica a importância desses dados na prática clínica. “No Grupo Fleury, usamos esses dados para identificar quem está em risco e oferecer o tratamento adequado. Se uma pessoa não está controlando bem seu diabetes, por exemplo, podemos alertá-la e guiá-la para o acompanhamento correto”. Além disso, o uso de dados coletados por wearables – ou “vestíveis” – ajuda a monitorar mudanças no estilo de vida e a promover hábitos mais saudáveis ​​entre os pacientes.

O sistema permite a coleta de dados de aplicativos e dispositivos da Apple, como frequência cardíaca, nível de atividade física e padrões de sono, e os integra ao histórico de exames do paciente, oferecendo aos médicos, com a autorização dos pacientes, acesso complementar à medicina diagnóstica. Esses dados são processados ​​e transformados em informações para os médicos, permitindo uma avaliação mais abrangente do estado de saúde dos pacientes.

Desafios de dados

Como toda inovação, há desafios. Para André, tratando-se de tecnologias, um dos principais desafios é o volume de dados gerados, que pode ser imenso. “É necessário filtrar essas informações para identificar o que realmente é importante para a saúde do paciente”, comenta. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que eles se adaptem ao uso dessas novas ferramentas tecnológicas.

Outro ponto fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Fleury está na segurança e na privacidade dos dados dos pacientes. “No Fleury, garantimos que a autorização para o uso dos dados seja clara e explícita, sem letras pequenas ou termos confundidos”, diz. “Queremos que os pacientes entendam como seus dados serão usados ​​e quem terá acesso a eles, além de garantir que essas informações sejam tratadas com o máximo de cuidado e proteção”, completa.

Colaboração com Apple Health

A colaboração com a Apple Health começou em São Paulo, mas faz parte de uma visão mais ampla do Fleury para expandir o acesso às soluções digitais em outras regiões. Essa tecnologia, que inicialmente foi voltada apenas para os clientes do Fleury Medicina e Saúde, foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), por meio da Apple Developer Academy.

A expectativa é que essa integração entre saúde digital e tecnologia continue a se expandir, com mais dispositivos e plataformas conectadas aos prontuários médicos. “No futuro [da tecnologia], esperamos incorporar ainda mais dados, como questionários ou dispositivos que acompanhem a adesão ao uso de medicamentos, ou até mesmo sensores que consigam detectar padrões comportamentais e avaliar o estado emocional da pessoa”.

Segundo Amy Webb, futurista e fundadora do Future Today Institute, os chamados connectables – similar à ideia dos wearables – serão uma das tendências de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) para os próximos anos. A rede de dispositivos interconectados são capazes de se comunicar e trocar dados para abastecer o desenvolvimento de IA.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]