/
/
O que o GPA fará com hiper e supermercados diante da avalanche do atacarejo

O que o GPA fará com hiper e supermercados diante da avalanche do atacarejo

Diretor executivo do Extra, Marcelo Bazzali aponta que o marketshare do Assaí aumentará ainda mais ao longo deste ano. Saiba o que o GPA prepara para as outras bandeiras

Prestes a encerrar o primeiro trimestre do ano, o Assaí mostra que continua com vigor para crescer dentro do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Durante o 7º Fórum Lide do Varejo, o diretor executivo do Extra, Marcelo Bazzali, afirmou que a categoria de atacarejo do grupo continua a crescer acima das outras e que deve concretizar o desempenho até o fim do ano.

LEIA MAIS
GPA e Cubo Itaú iniciam parceria de fomento a startups com foco em varejo
Vendas do GPA Alimentar crescem 12% impulsionadas pelo desempenho do Assaí

O executivo relaciona o desempenho do atacarejo neste final de década ao do hipermercado no início dos anos 1990. Ele afirma, porém, que, assim como os hipers (lojas com cerca de 40 mil SKUs), o atacarejo (chamado de cash and carry – que tem de 7 mil a 10 mil SKUs) também terá seu momento de esfriamento.

Bazzali afirma que o desempenho descendente dos hipermercados não é uma exclusividade brasileira. “O hipermercado vem passando por dificuldades no mundo nos últimos 15 anos, mas é um formato que ainda mantém sua proposta de valor, principalmente em pequenas cidades, onde continua sendo a loja da cidade”, afirma.

Nos grandes centros, o hipermercado também se mantém como uma solução relevante a depender da região. Bazzali explica que em regiões verticalizadas, o atacarejo tem dificuldades para chegar por conta do altíssimo fluxo nas ruas, que complicam muito mais a logística mais dinâmica dos atacarejos.

O executivo alerta que a vida dos hipermercados tende a ser cada vez mais dura em regiões onde ele precisa dividir espaço com os atacarejos, mas que o cash and carry tem dificuldade de oferecer proposta de valor para alguns segmentos em específico. “O atacarejo não tem proposta de valor para não alimentos, que é um diferencial do Extra. Além disso, 75% dos lares hoje têm pets. Temos áreas muito fortes de bazar e eletro, área de confecção consolidada e ainda uma área de perecíveis onde o atacarejo não chega. Ele não consegue ter proposta de valor para frutas legumes e verduras, padaria e açougue, por exemplo”, enumera.

Supermercados e lojas de proximidade

Se na ponta da grande variedade de produtos e baixa experiência, o atacarejo vem avançando sob a resistência do hiper, na ponta de alta experiência, as lojas de proximidade impõem uma reinvenção aos supermercados.

Bazzali lembra que o GPA tem como diferencial para sua rede de supermercados o fato de conseguir oferecer experiência e variedade de produtos por meio das tradicionais lojas do Pão de Açúcar, que atendem as classes com maior poder aquisitivo. “O Pão de Açúcar está mais inserido em regiões e bairros mais voltados para as classe A/B. Ele atende um nicho específico e conseguiu crescer mesmo nos últimos anos de crise”, conta.

O Extra, por outro lado, mais voltado para um público consumidor de menor poder aquisitivo, tem apostado na reinvenção drástica de muitas de suas lojas. “No Extra super, estamos fazendo todo um trabalho de conversão que começou ano passado, quando convertemos uma parte das lojas para a marca Compre Bem, que é uma marca nossa. Outra parte está virando o Mercado Extra, de proximidade”, relata Bazzali.

A proposta dos mercados de proximidade é compreender melhor microrregiões para disponibilizar um mix de produtos próprios para cada localidade; uma tarefa nada fácil, segundo Bazzali.  “O varejo nas microrregiões tem uma certa complexidade porque você tem que olhar site por site. O cluster de loja e o sortimento para aquela loja em específico.

Hoje, o GPA tem duas bandeiras de proximidade dedicadas a substituir gradativamente os supermercados, são elas Mini Mercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, com lojas que chegam a no máximo 12 mil itens e 1.500 metros e, no mínimo, 2.500 itens e 250 metros quadrados.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]