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GPA fechou lojas em 2016, mas viu vendas aumentarem 11%

GPA fechou lojas em 2016, mas viu vendas aumentarem 11%

Companhia teve um fechamento líquido de mais de 20 operações do varejo alimentar. Atacado pesou positivamente nas vendas do grupo. Confira os números

O GPA, maior grupo supermercadista do País, registrou aumento de 11,4% nas vendas em 2016, em relação a 2015, segundo divulgou a companhia. Ao todo, a receita da companhia ficou em R$ 41,4 bilhões no ano passado.
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No resultado pesou o desempenho do atacado da companhia: o Assaí cresceu 18,6% em vendas, considerando apenas as mesmas lojas – aquelas abertas há mais de 12 meses. No geral, o atacado da companhia cresceu 36,8% em vendas.
A receita líquida do atacado ficou em R$ 14,5 bilhões no ano passado. Segundo o grupo, o crescimento das vendas do Assaí reflete “a assertividade da expansão e posicionamento do formato no contexto econômico atual”.
O Multivarejo do GPA, formado pelas bandeiras Extra, Pão de Açúcar e os mercados de vizinhança, também apresentou desempenho positivo, mas muito abaixo do atacado da companhia: o crescimento foi de apenas 0,8% no ano passado, em relação a 2015.
Ao todo, as bandeiras somaram uma receita líquida de R$ 26,9 bilhões em 2016.
No ano passado, a companhia inaugurou 30 lojas das quais 13 da bandeira Assaí, 14 Minuto Pão de Açúcar, duas do Pão de Açúcar e um Minimercado Extra.
Também houve fechamentos: cinco Extra Super, três Extra Hiper (das quais duas conversões para Assaí), 42 lojas de Proximidade, dois Pão de Açúcar e um Assaí, além de sete postos de combustíveis e duas drogarias.
Para este ano, o GPA tem planos de abrir entre seis e oito lojas do Assaí, fazer entre 15 e 20 conversões de Extra Hiper, e inaugurar outras cinco novas lojas do Pão de Açúcar e 10 lojas do Minuto Pão de Açúcar.

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