Pesquisar
Close this search box.
/
/
Google dá mais transparência a ferramenta de busca e abre fundo de checagem de fatos

Google dá mais transparência a ferramenta de busca e abre fundo de checagem de fatos

A companhia anunciou melhorias na ferramenta de busca para aprimorar o combate às fake news no marco do Dia Internacional da Verificação de Fatos

O Google anunciou 5 melhorias globais na sua ferramenta de busca que, segundo a empresa, reforçam o compromisso com o combate às fake news e de tornar a web um espaço mais seguro. Entre os novos recursos, estão avisos de lacunas no conteúdo, dados sobre a fonte da informação e fortalecimento da variedade de fontes para uma mesma busca.

Ferramenta mais usada do mundo para pesquisar sobre qualquer coisa – de uma dúvida gramatical simples, como usar a crase, à análises de investimentos em criptomoedas, a ferramenta de busca do Google usa como base de pesquisa praticamente tudo que existe na internet.

O objetivo de melhorar a ferramenta de busca é trazer, segundo o Google, “fontes diversas, confiáveis e que contemplam perspectivas variadas, ajudando os leitores a entenderem melhor as notícias e seu contexto”. Ainda assim, a companhia reconhece que “vivemos uma realidade desafiadora, onde quase todo mundo já teve que vestir o chapéu da verificação de fatos para certificar-se de uma alegação ou fonte”.

Leia Mais: Fake News, liberdade de expressão e narrativas

Confira as principais mudanças:

– Obtenha mais informações no “Sobre este resultado” – disponível globalmente

Quando você pesquisa no Google, provavelmente vê resultados de vários sites e fontes conhecidas – pode ser uma loja ou um blog. Mas também aparecem na ferramenta de busca fontes nunca vistas ou que o usuário não está familiarizado.

Para ajudar as pessoas a avaliarem as informações e entenderem de onde elas vêm o recurso “Sobre este resultado” estará disponível em todos os idiomas em que a ferramenta de busca opera globalmente.

O objetivo é dar mais contexto às respostas das perguntas feitas aos usuários na pesquisa, para ajudar a tomar uma decisão mais informada sobre os sites que o usuário avalia que valem a pena visitar e quais resultados serão mais úteis.

– Detectar lacunas de informação na pesquisa no Google

Às vezes, simplesmente não há muitas informações relevantes para mostrar em uma pesquisa, ou os resultados estão mudando rapidamente – e isso pode ser um contexto importante para as pessoas terem também.

Para lidar com essas lacunas de informação, a ferramenta de busca do Google mostrará automaticamente avisos de conteúdo em situações em que um tópico está evoluindo rapidamente, como se fosse um aviso de “esta informação está sendo atualizada” que aparece em alguns sites de notícias sobre um assunto em andamento.

A Google já havia lançado avisos semelhantes que são acionados na ferramenta de busca quando seus sistemas simplesmente não têm alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O objetivo agora é expandir esses alertas para lacunas de informações de qualidade em novos idiomas, incluindo alemão, francês, italiano, espanhol e japonês.

No entanto, o Google ressalta que isso não significa que não haja informações úteis disponíveis ou que um determinado resultado seja de baixa qualidade. O objetivo dos alertas é contextualizar sobre todo o conjunto de resultados na página, que continuarão a aparecer para os usuários da ferramenta de busca.

3 ações de educação midiática e checagem de fatos apoiadas pelo Google

Além de criar ferramentas e recursos úteis, o Google destacou em comunicado seu apoio à educação midiática e apresentou algumas delas.

1. Parceria para formar estudantes

O Google estabeleceu uma parceria com a MediaWise no Poynter Institute for Media Studies, organização sem fins lucrativos, para expandir sua Teen Fact-Checking Network, um programa formado por alunos do ensino fundamental e médio que desmascara a desinformação viral e compartilha dicas de educação midiática.

O programa será expandido para o Brasil, onde os adolescentes terão parcerias com organizações de notícias locais para ajudar a divulgar a importância das habilidades de alfabetização midiática.

Com o apoio do Google, a Mediawise e a PBS NewsHour Student Reporting Labs ( O Laboratório de Reportagem do programa jornalístico NewsHour, exibido na TV pública dos EUA, PBS) desenvolveram 20 planos de aula para professores do ensino fundamental e médio, para ajudá-los a ensinar seus alunos a desenvolverem habilidades de alfabetização midiática.

O Fundo Global de Verificação de Fatos será lançado nos próximos dias e apoiará mais de 130 organizações de verificação de fatos de 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas.

Ano passado, Google e YouTube já haviam anunciado o investimento de US$ 13,2 milhões à Rede Internacional de Verificação de Fatos. Esta é a maior doação individual do Google e do YouTube em verificação de fatos.

Leia Mais: Regulamentação de Big Techs volta a ser discutida no Congresso Nacional

2. Novo recurso traz mais perspectivas nas ‘Principais Notícias’

Tão importante quanto achar o resultado procurado na ferramenta de busca do Google, é descobrir uma variedade de fontes e perspectivas que podem ajudar a entender melhor uma notícia.

Como parte do trabalho do Google para trazer mais vozes para a busca e fornecer diversos contextos para os usuários, a companhia acaba de lançar um recurso chamado Perspectives (Perspectivas).

Este carrossel aparecerá abaixo das notícias principais e mostrará insights de vários jornalistas, especialistas e outras vozes relevantes sobre o tópico buscado, complementando as reportagens confiáveis que você já encontra na Busca para ajudar a ampliar a compreensão do usuário com informações oficiais e confiáveis.

Conheça o Mundo do CX

3. Entenda a fonte com Sobre este autor na ferramenta de busca

À medida que as pesquisas do Google revelam novas vozes e perspectivas para os usuários que estão à procura de respostas no buscador, a companhia sentiu a necessidade de garantir que as pessoas possam aprender mais facilmente sobre os autores por trás do conteúdo que estão lendo e ter mais recursos para analisar em quem podem e querem confiar.

Para melhorar a qualidade da ferramenta de busca, o Google está expandindo o “Sobre este resultado” para incluir um novo recurso chamado “Sobre este autor”. Agora, quando as pessoas tocarem nos três pontinhos ao lado do nome do link poderão encontrar mais informações sobre o contexto e a experiência dos resultados encontrados na ferramenta de busca.

Esse recurso está sendo lançado globalmente nos resultados da pesquisa e no carrossel de perspectivas nos EUA, mas inicialmente só em inglês.


+ Notícias

Com NPS como guia, BlaBlaCar quer difundir app de carona no país

Speech analytics: IA traduz humor do cliente no atendimento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]