Segundo dados da International Diabetes Federation cerca de 8,3% da população mundial tem diabetes, só no Brasil são mais de doze milhões de pessoas.
Pensando nesse publico, o Google testa lentes de contato inteligentes, que medem o nível de glicose presente na lágrima do usuário. O sistema ainda está em testes, mas funciona através de um chip minúsculo, sem fio e um sensor de glicose que estão fixos na lente de contato.
O experimento é capaz de enviar alertas para pequenos LEDs quando existir algum tipo de alteração no nível de glicose, nos testes realizados pela empresa essa tecnologia é capaz de medir uma vez a cada segundo o nível de açúcar presente na lágrima do usuário.
Esse projeto foi criado por Brian Otis e Babak Parviz, a intenção do Google é seguir em frente com esses testes e melhorar a vida dos diabéticos, pois muitos não sabem a dificuldade que quem sofre com essa doença tem para manter seu nível de açúcar no sangue sob controle.
Diversas complicações perigosas são causadas devido a esse descontrole, algumas em curto prazo e outras a longo, dentre elas estão danos aos olhos, rins e coração.
A própria empresa reconhece que é um trabalho prematuro e que ainda falta muito para o lançamento do produto, mas é importante que se dê o pontapé inicial para que a tecnologia possa ser cada vez mais aliada da qualidade de vida.
Leia mais:
Google lança serviço de streaming de música
Buscador alternativo ao Google planta uma árvore por pesquisa
Google admite que garantir privacidade de usuários é impossível