A General Motors está traçando um ambicioso plano para impulsionar suas operações no Brasil, com um investimento de R$ 7 bilhões. A empresa anunciou recentemente a primeira fase desse novo ciclo de investimento, focado na renovação da frota de veículos, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e na criação de novos negócios.
Uma parte do investimento será direcionada para a renovação completa do portfólio de veículos da GM no Brasil. A empresa busca modernizar e aprimorar seus modelos, incorporando as mais recentes inovações tecnológicas, design inovador e eficiência energética. Com essa iniciativa, a GM pretende oferecer aos consumidores brasileiros opções de veículos mais sustentáveis, conectados e alinhados com as demandas do mercado local.
A companhia também está com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Além disso, a companhia busca fortalecer sua presença no setor automotivo, diversificando suas operações e criando novos negócios. As fábricas também receberão evoluções que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.
“O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”, explica Shilpan Amin, presidente da General Motors International.
Emissão zero
A companhia tem planos audaciosos, como zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Esta estratégia engloba recursos avançados de segurança veicular e de produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.
A primeira fase do novo ciclo de investimento da GM representa também o início das comemorações do centenário da empresa no país, que acontece em 2025.
“Este será o período de maior transformação da GM no Brasil. As mudanças são necessárias em virtude das atuais demandas da sociedade e dos consumidores. Estamos trabalhando junto aos nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e outros parceiros do negócio para liderar este movimento”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
De acordo com o executivo, o Brasil tem vocação natural para a mobilidade sustentável. “Por isso, é fundamental termos um ambiente de negócios interno mais competitivo e isonômico, que propicie cada vez mais investimentos e que esteja alinhado a este momento de transição para as novas tecnologias.”
Projeções da FENABRAVE indicam avanço no mercado automotivo brasileiro em 2024
As primeiras projeções divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) trazem perspectivas animadoras para o setor automotivo brasileiro em 2024. Segundo os dados apresentados, o mercado como um todo pode experimentar um crescimento global de 13,54%, englobando todos os segmentos e totalizando expressivas 4.518.871 unidades emplacadas no território nacional.
Para automóveis e comerciais leves, a FENABRAVE projeta um aumento de 12%, atingindo a marca de 2.440.887 unidades emplacadas. Essa projeção destaca a robustez desses segmentos, indicando uma demanda crescente por veículos de passeio e utilitários leves no país. Fatores como a retomada econômica, taxas de juros favoráveis e inovações tecnológicas nos veículos podem ser apontados como impulsionadores desse crescimento expressivo.