/
/
Gestão de Pessoas: o que fazer na crise?

Gestão de Pessoas: o que fazer na crise?

Painel do BR Week mostra cases de sucesso das melhores empresas para trabalhar do varejo

Faz pouco tempo a Bebê Store, e-commerce de roupas para bebês, teve de passar por uma forte redução de quadro de funcionários. O que a empresa fez para que a notícia não tornasse o clima entre os funcionários pesado? ?Comunicação e transparência são fundamentais em tempos de crise?, afirma Yvonne Lobo, gerente de RH da empresa. ?Nesses momentos os gestores tendem a contar metade da história para proteger o público, mas se o funcionário não souber ele vai saber por fofoca ou pelo colega. É fundamental comunicar tudo?, afirma a executiva que participou de painel sobre as melhores práticas e estratégias das empresas consideradas as melhores para se trabalhar e que ocorreu nesta tarde no BR Week, congresso de varejo que termina hoje em São Paulo.

Ela diz que o cuidado que a empresa tem com as pessoas que saem é o mesmo com as pessoas que ficam. ?Cuidamos de cada detalhe, fizemos indicações e recomendamos das pessoas que estão saindo?, afirma a executiva. ?As melhores empresas para se trabalhar são empresas que sentem menos a crise e dependendo de como você administra uma crise, é possível conquistar o colaborador?, avalia Cauê Oliveira, diretor de educação corporativa do GPTW (Great Place To Work), mediador da conversa. Na Ancar Ivanhoe, empresa de shopping centers, a comunicação é um dos pilares para manter a motivação das pessoas. ?Sem isso, não tem segurança?, afirma Léia Cardoso, gerente corporativa de RH da empresa. ?Temos fóruns de discussões frequentes e essa comunicação não é centralizada na liderança. Tiramos os problemas discutidos no corredor e trazemos essa discussão para os times?, explica.

O Magazine Luiza também tem foco no emocional dos funcionários, como explica Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas da empresa. ?Nossa equipe é muito impactada pelo Jornal Nacional e nossa equipe tem de ser acompanhada na questão emocional para que o moral do grupo não caia com o momento?, afirma. Para evitar que o clima na empresa pese ainda mais, durante crises, a rede, que conta com 22 mil funcionários, evita demissões. ?O que fazemos é fechar a porta de entrada, e acionamos o mercado somente em posições que são mais difíceis e aquelas que realmente precisamos?, explica a executiva.

Em tempos difíceis, o papel da liderança nas empresas é ainda mais importante. São eles que motivam e seguram o quadro. Por isso, não é de hoje que as companhias do varejo investem nos gestores. Na Ancar, a universidade corporativa, criada em 2013, passou de uma plataforma de treinamento para uma plataforma de desenvolvimento. ?O grande diferencial está na gestão do conhecimento, porque a gente não discute apenas técnicas. E a gente começa a perceber que vai além do profissional e conseguimos com isso resultados espetaculares?, afirma Léia.

No Magazine Luiza, os programas de desenvolvimento de lideranças estão estruturados há anos. ?Temos parcerias para ajudar na formação dos líderes mais seniores e isso tem tido impacto na revolução do modelo de liderança da empresa?, conta Telma. Na Bebê Store o foco está no programa de integração na premiação dos melhores funcionários. ?O RH precisa exercer um papel de apoiador da cultura da empresa, mas antes você precisa entender o propósito da empresa. Quando você sabe isso, sabe qual é o funcionário que quer ter?, afirma Yvonne.

Leia mais

A ?nova? nova classe média

Urban Remedy ? o alimento é o melhor remédio

A rede mais multicanal do Brasil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]